Notícia

‘Amperj Debates’ retorna com liberdade de expressão e ‘fake news’

Inserido em 14 de fevereiro de 2022
Compartilhamento

A primeira edição do “Amperj Debates” deste ano abordará o tema “Liberdade de Expressão e Fake News”, tendo como palestrante o promotor de Justiça André Farah, e como debatedora a promotora de Justiça Renata Mendes, ambos do MPRJ. O evento será online, em 7 de março, às 18h, pela plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Amperj.

Leia mais: Saiba como consultar se tem valores esquecidos nos bancos
Campos usará recursos de ‘Você é o gestor’ para confraternizações

“O tema é muito rico e nos conduz a inúmeros caminhos. É preciso compreender se, como alguns agentes políticos defendem, as ‘fake news’ (desinformação) estão protegidas pelo direito fundamental de liberdade de expressão. Além disso, é preciso refletir sobre o que se pode fazer em relação às ‘fake news’. Esses e outros assuntos serão abordados no encontro”, destaca Farah.

Ele ressalta que o assunto tem se tornado cada vez mais relevante. “O cenário atual, e as pesquisas e a imprensa evidenciam isso, é de um tipo de desgaste ou recuo da democracia. E, como poderá ser observado nos nossos debates, as ‘fake news’ são invariavelmente utilizadas para enfraquecer a democracia, sob o argumento de proteção da liberdade de expressão”, disse.

A promotora de Justiça Renata Mendes classificou como “atual e relevante o debate acerca da prudente interpretação do conceito de liberdade de expressão no combate à desinformação”.

O diretor cultural da Amperj, Rogério Pacheco, idealizador do “Amperj Debates”, que teve início em março de 2021, conta que a retomada se deve à boa adesão dos associados. “Houve uma boa adesão no ano passado e a expectativa é que a adesão permaneça nesse nível elevado, tendo em vista que os debates têm sido bem interessantes, sobre temas novos e polêmicos,” explicou Pacheco.

Para assistir ao debate, não é necessário fazer inscrição. No dia do evento os associados vão receber o link para acessar a plataforma Zoom por e-mail e WhatsApp. É possível acompanhar também pelo YouTube da Amperj.
Vale lembrar que na intranet da Amperj estão salvas as edições anteriores. Confira!