Notícia

Revista Amperj: Personalidades recebem Medalha do Mérito da Amperj

Evento uniu associados para a entrega da Medalha do Mérito, maior honraria da Amperj, e a Celebração Natalina, com exposição de presépios

Inserido em 25 de fevereiro de 2022
Compartilhamento

Por Mariana Moraes

A Amperj homenageou com a Medalha do Mérito personalidades que prestaram
serviços relevantes à Associação e ao Ministério Público em 2021. Os agraciados foram o presidente da Alerj, deputado estadual André Ceciliano; o presidente da Conamp, promotor de Justiça do Ministério Público do Pará Manoel Murrieta; e, in memoriam, a procuradora de Justiça do Rio de Janeiro Rosa Carneiro. A homenagem foi prestada em dezembro na sede da Associação, no centro do Rio, como parte da programação da Celebração Natalina.

O evento aconteceu de forma híbrida, com 50 convidados presentes, e online, pela plataforma Zoom. A cerimônia contou com a exposição de presépios montados por associados e apresentação do Octeto de Cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), regida pelo maestro Ubiratã Rodrigues. O presidente da Amperj, em sua fala, fez um agradecimento aos homenageados e, em especial, a Rosa Carneiro – falecida em outubro e representada pelo viúvo, Vitor Carneiro – a quem dedicou a apresentação da OSB.

O presidente da Amperj, em sua fala, fez um agradecimento aos homenageados e, em especial, a Rosa Carneiro – falecida em outubro e representada pelo viúvo, Vitor Carneiro – a quem dedicou a apresentação da OSB.

“Agradeço o apoio, incentivo e participação. A associação é de todos, e só funciona se todos participarem. Seguimos juntos de mãos dadas”, agradeceu Cláudio Henrique.

Reconhecimento

Manoel Murrieta, reeleito em novembro na Conamp para o biênio 2022/ 2024, recebeu a medalha em razão da responsabilidade, empenho e firmeza com os quais enfrentou grandes causas do Ministério Público brasileiro em 2021. Dentre as principais dificuldades, destacam-se a luta contra o substitutivo da PEC 05, a Lei de Improbidade Administrativa, o CPP e o Código Eleitoral.

Em seu discurso de agradecimento, Murrieta afirmou que o reconhecimento dos colegas do Rio de Janeiro redobra o nosso compromisso de sempre construir o melhor caminho para o MP nacional. “A responsabilidade de ter comigo esta medalha fará com que eu caminhe por eterna gratidão a Amperj”, disse.

O presidente da Alerj, André Ceciliano, foi um dos homenageados da noite pela contribuição dada aos membros do Ministério Público do estado diante de um dos momentos mais críticos do ano, quando a Casa recebeu o pacote de leis para a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal. A Amperj contou com o apoio de Ceciliano para reduzir o impacto da Reforma da Previdência estadual nos proventos de todos os servidores públicos, especialmente os procuradores e promotores de Justiça.

“A responsabilidade aumenta após essa homenagem, a qual me sinto honrado em receber. Agradeço o carinho da instituição, e dedico esta homenagem à Alerj, que com altivez lutou pelos direitos dos servidores”, disse Ceciliano.

Rosa Maria Xavier Gomes Carneiro recebeu a homenagem in memoriam pela competência, sensibilidade e empatia com que dedicou a maior parte dos 30 anos de sua carreira no Ministério Público à defesa dos direitos de crianças e adolescentes, área na qual se tornou referência.

Rosa criou o projeto “Módulo Criança e Adolescente: contribuindo para remover a pedra do meio do caminho”, sistema online do MPRJ com dados sobre crianças e adolescentes acolhidos. Devido ao projeto, em 2008 Rosa recebeu o Prêmio Innovare.

“Dentro da tristeza me sinto feliz pelo reconhecimento dado a minha mulher. Rosa sempre teve um olhar de carinho e atenção para o outro. No Ministério Público teve a oportunidade de atuar em defesa de todos”, disse Vitor Gomes Carneiro ao receber a homenagem.

A Medalha do Mérito da Amperj é a mais alta honraria conferida pela entidade de classe do Parquet fluminense.

Exposição Natalina

Os associados e convidados ainda puderam apreciar, junto com um coquetel, a exposição de Natal da Amperj, com decorações e peças criadas pelas associadas Maria Cristina Palhares dos Anjos Tellechea, Maria do Carmo dos Santos Casa, Ana Cristina Huth Macedo, Gláucia Maria Santana e pela coordenadora pedagógica da Escola de Direito da Amperj, Flávia Bahia.