Notícia

Filmes sobre jornalistas para celebrar a liberdade de imprensa

Inserido em 10 de junho de 2022
Compartilhamento

Na última terça-feira (7), foi comemorado o Dia da Liberdade de Imprensa, que recorda o direito dos profissionais da comunicação de exercerem a divulgação de informações sem censura. A Amperj reuniu filmes e séries que retratam o cotidiano de jornalistas em busca de informação ou se deparando com escândalos. Confiram abaixo e aproveitem o fim de semana para ver ou rever algumas das melhores obras sobre o tema.

“The Newsroom” – HBO Max
O âncora do telejornal político “News Night”, Will McAvoy, se depara com uma crise de imagem que afeta a audiência de seu noticiário. Em meio a ataques, a equipe do programa toma a decisão de reestruturá-lo em conjunto com a nova editora-chefe, que busca transformar o foco do veículo para a notícia e não mais para a popularidade.

“The Morning Show” – Apple TV +
O casal de âncoras Alex Levy e Mitch Kessler são queridos pelos espectadores, até que Mitch se torna alvo de uma investigação por má conduta sexual com funcionárias. Com o programa abalado e uma possível demissão, Alex se esforça para manter sua relevância após 15 anos à frente das câmeras, e conta com as novas ideias da jornalista Bradley Jackson.

“Spotlight” – Star +
Baseado em fatos reais, o filme narra a investigação jornalística da equipe editorial do jornal “Boston Globe”, responsável por reportagens especiais. Os repórteres e o editor começam a relacionar uma série de relatos de pedofilia praticados por padres da Igreja Católica da cidade de Boston, mas que sempre são acobertados.

“Todos os Homens do Presidente” – HBO Max
Dois repórteres do “The Washington Post” começam a investigar a invasão de cinco homens à sede do Comitê Nacional Democrata dos Estados Unidos, e descobre o furo jornalístico do escândalo político de Watergate em 1972, que teve como consequência a queda do presidente Richard Nixon.

Foto: “Spotlight”/ Divulgação