Notícia

Vencedor do melhor conto destaca a importância da literatura

Inserido em 7 de outubro de 2022
Compartilhamento

O 1º Prêmio Amperj de Literatura reuniu contos e poesias enviados pelos associados. Na categoria Conto, o primeiro lugar foi conquistado pelo promotor de Justiça Felipe Pires Cuesta, com “Procrastinação”. “Os contos escolhidos revelam evidente qualidade técnica, demonstrando capacidade de apresentar aos leitores e leitoras a característica da síntese e agilidade pertencentes ao gênero da narrativa breve. Exemplo disso é o humor presente em ‘Procrastinação’, que discorre com ritmo ágil sobre a banalidade da vida cotidiana a partir da nossa relação com o tempo”, destacou a comissão avaliadora.

Felipe Pires Cuesta disse que o texto base do conto foi escrito em dois dias e depois foram feitos alguns cortes e revisões. Destacou que pretende incluir a obra em um livro com cerca de 20 contos de sua autoria que formarão uma coletânea tratando sobre temas do cotidiano.

Leia Mais: Corrida Jurídica reabre vagas para associados e dependentes

‘Você é o Gestor’: Volta Redonda organiza encontro regional

“Procrastinação” não será o seu primeiro texto publicado. O promotor, que vem fazendo cursos e oficinas de escrita criativa, teoria do conto e do romance desde 2017, publicou, em outubro de 2020, o romance “Natasha”, que está disponível na Amazon e no Kindle. “Sempre escrevi crônicas e, de uns oito anos para cá, venho escrevendo com mais regularidade e, dentre essas atividades, destaco a elaboração de um romance já concluído e publicado, além de vários contos”, afirmou Felipe Pires Cuesta.

Segundo o promotor de Justiça, o primeiro lugar no Prêmio Amperj de Literatura o deixou muito honrado e feliz, especialmente pela grande qualidade dos textos concorrentes e pela alta capacidade do júri técnico responsável escalado pela Amperj para a seleção das obras premiadas. “Ler e escrever literatura é uma atividade constante em minha vida. Funciona como um exercício da criatividade, da atenção e da reflexão, além de ser uma poderosa válvula de escape da ansiedade para os momentos fora do ambiente de trabalho. Sim, seguirei escrevendo e estou concluindo um segundo romance também.”

A Comissão Avaliadora da Categoria Conto do 1º Prêmio da Amperj de Literatura foi composta por Stefania Chiarelli, Rodrigo Santos e Alexandre Schott. O conto vencedor e os demais textos inscritos serão publicados em um livro a ser editado pela Associação. A cerimônia de premiação será em novembro. Os associados com talento literário que não participaram desta edição podem preparar seus textos para 2023, quando será promovida a segunda edição.