Notícia

CNMP e Caixa realizam evento sobre combate à violência doméstica

Inserido em 11 de outubro de 2022
Compartilhamento

O Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas vai realizar a primeira atividade referente ao protocolo de intenções firmado entre o Conselho Nacional do Ministério Público e a Caixa Econômica Federal nas áreas de combate à violência doméstica e proteção e independência financeira às mulheres. O evento será na segunda-feira (17), das 14h às 16h, no Plenário do CNMP, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da instituição no YouTube.

Leia Mais: Presidente da Amperj participa de reunião do Prêmio Innovare

Associados têm desconto no Prodigy para a Festa de Fim de Ano

O protocolo firmado entre o CNMP e a CEF, assinado em 20 de setembro, tem como objeto a realização de ações que visem à criação de um ambiente favorável à proteção da mulher, notadamente a vítima de violência doméstica, incrementando o acesso a informações claras e efetivas sobre seus direitos, canais de atendimento disponíveis, órgãos e instituições de apoio, fluxo para denúncia de agressor e outros esclarecimentos importantes, além do acolhimento às vítimas e da busca pela inclusão bancária e independência financeira.

O evento contará com expositores que participarão presencialmente e virtualmente. Eles vão abordar o tema “Vítimas de Gênero – Violência contra a Mulher: Proteger e Libertar”. A abertura contará com participação do conselheiro do CNMP e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais, Otavio Luiz Rodrigues Jr; do ouvidor nacional do Ministério Público, Engels Muniz; do secretário-geral do CNMP e coordenador do projeto, Carlos Vinícius Alves Ribeiro; dos membros auxiliares da Presidência do CNMP e também coordenadores do projeto, Marcelo Weitzel e Juliana Felix; e da coordenadora da Ouvidoria da Mulher, Bianca Stella Barroso.

Haverá ainda uma palestra da procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MP/MS) e membra auxiliar da Comissão de Enfrentamento da Corrupção do CNMP, Ana Lara Camargo. Ela vai falar sobre “Intersecções entre Gênero e Violência na Perspectiva do Ministério Público”.

A última atividade será um painel da Caixa Econômica Federal, que vai expor o que o banco vem desenvolvendo para apoiar e fortalecer a independência financeira das mulheres vítimas de violência doméstica. O nome do programa é “Caixa para Elas”.

Acesse aqui o Portal do Movimento e conheça as iniciativas do programa.