Notícia

Projeto de acolhimento para vítimas é apresentado na Conamp

Inserido em 27 de outubro de 2022
Compartilhamento

A promotora de Justiça Alessandra Moura Bastian da Cunha, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, apresentou na reunião da Conamp, nesta quarta-feira (26), o Projeto Nêmesis, que prevê acolhimento e orientação às vítimas no pós-flagrante. A exposição fez parte dos debates sobre o andamento dos estudos do Grupo de Trabalho formado para analisar o Estatuto das Vítimas (PL 3.890/2020).

Leia Mais: Enquete com associados definirá convênio com o Gympass

Conamp traça linhas de atuação em temas estratégicos para o MP

“Esse projeto pretende aproximar o Ministério Público da sociedade através do atendimento à vítima logo após o delito, acolhendo-a e orientando-a, a fim que não seja revitimizada pelo processo, e também esclarecendo a ela o nosso papel institucional no processo penal”, explicou a promotora.

Idealizadora da iniciativa, Alessandra contou que o projeto foi desenvolvido pelo MP gaúcho, em parceria com a Polícia Civil, o Poder Judiciário e a Universidade de Caxias do Sul. O projeto está sendo implantado, a princípio, no município de Caxias do Sul (RS).

“Me sinto extremamente gratificada em poder representar o Ministério Público frente a esse projeto que me é tão caro por ser fruto das experiências profissionais que os muitos anos de atuação como promotora de Justiça me trouxeram e que tem por objetivo qualificar o atendimento da vítima, começando sua acolhida no pós-flagrante, a quem representamos no processo penal”, acrescentou Alessandra.

Para ver a apresentação do Projeto Nêmesis, clique aqui.