Notícia

Roda de conversa sobre combate ao racismo será na segunda (13)

Inserido em 9 de março de 2023
Compartilhamento

A Amperj e a Assemperj/Sindsemp-RJ vão promover a roda de conversa “Da Reflexão à Ação: A Atuação do MP Brasileiro no Combate ao Racismo”, na próxima segunda-feira (13), a partir das 9h30, no auditório da Amperj. O tema será discutido pelas convidadas Carol Canegal, Ynaê Lopes dos Santos e Juliana Vargas. O evento é aberto, não sendo necessária inscrição prévia.

Leia Mais: Artigo de José Marinho Paulo Junior trata das fundações de Direito Privado
Congresso Conamp Mulher será em junho, em Brasília

Segundo a promotora de Justiça Roberta Rosa Ribeiro, presidente do Conselho Deliberativo do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas, e uma das organizadoras da roda de conversa, “é a primeira vez que vamos realizar um evento em conjunto com a Assemperj, que tem a temática do enfrentamento ao racismo como central”. Segundo ela, “o evento buscará trazer não só a escuta, mas a possibilidade de troca de reflexões e de experiências entre membros e servidores”.

Roberta Rosa também destacou a escolha das convidadas. “São mulheres negras e especialistas. Uma voltada para o trabalho de pesquisa e a outra leciona na universidade. Ambas trazem uma perspectiva científica do tema”, disse ela.

Para Carol Canegal, pesquisadora do Observatório da Branquitude, “o debate é uma oportunidade muito interessante e relevante para o avanço da discussão sobre as desigualdades raciais que alicerçam a formação do Estado brasileiro, bem como de suas instituições, em face do papel protagonista que o MP pode assumir no fortalecimento do sistema democrático, visando o efetivo combate ao racismo e suas manifestações que persistem em interditar o pleno acesso de populações não brancas aos direitos fundamentais”.

Ynaê Lopes dos Santos, professora da UFF e autora de livros sobre o tema, acredita que o Poder Judiciário tem uma capacidade de transformação muito significativa, e que, por isso, pode e deve ser um aliado na luta antirracista. “Em um país estruturalmente racista, o Poder Judiciário também atua nessa linha; então é fundamental que haja uma percepção, por parte das pessoas que o integram, da necessidade de uma série de políticas enfáticas e de cunho de ação afirmativa para que a gente comece a desestruturar o racismo no Brasil”, afirmou.

A iniciativa faz parte da campanha “21 Dias de Ativismo contra o Racismo”, que acontece anualmente de 1º a 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Não é necessária inscrição prévia para participar, basta comparecer à Amperj no dia e horário marcados.

 

“Da Reflexão à Ação: A Atuação do MP Brasileiro no Combate ao Racismo”

Data: 13 de março, segunda-feira

Horário: 9h30

Local: Amperj, rua Rodrigo Silva, 26, 8º andar – Centro – Rio de Janeiro