Notícia

Promotoras de Justiça lançam livro sobre acolhimento familiar

Inserido em 15 de março de 2023
Compartilhamento

As promotoras de Justiça Viviane Alves Santos Silva e Luciana Pereira Grumbach Carvalho vão lançar o livro “Família Acolhedora” em Campinas (SP), no 4º Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar, que começa na segunda-feira (20). O livro é um compilado de pesquisas e práticas de 48 autores sobre crianças e adolescentes em famílias acolhedoras. Viviane e Luciana escreveram o quinto capítulo junto com o promotor do MP de Tocantins Sidney Fiori Júnior.

Leia Mais: Gympass: tire suas dúvidas sobre condições e valores dos planos
Camperj e MPRJ lançam seus programas de voluntariado

“O capítulo – O Papel do Ministério Público na Expansão do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora – fala sobre a importância do acolhimento familiar no Brasil e o papel do Ministério Público no processo de ampliação desse serviço que ainda é restrito e diz respeito a menos de 5% dos acolhimentos”, afirmou Luciana Grumbach. Para Viviane Alves, o capítulo do livro representa “o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito na Coordenação da Pós-graduação Crianças, Adolescentes e Famílias, do IERBB, pois o que escrevemos foi com base na pesquisa feita na pós”.

Os autores do quinto capítulo prestaram uma homenagem, no início do texto, à procuradora de Justiça Rosa Maria Xavier Gomes Carneiro, falecida em 2021, que coordenava o Grupo de Trabalho da Área da Infância e Juventude da Amperj.

O livro, que foi organizado por Jane Valente, Luciana Cassarino-Perez e Adriana Pinheiro, trata dessa modalidade de acolhimento e apresenta os conceitos principais, resultados de pesquisa, experiências de localidades e realidades distintas, com o objetivo de melhorar as condições desse processo. A obra reúne especialistas brasileiros e estrangeiros e constrói inédito conhecimento coletivo, apoiado na Constituição brasileira, ao efetivar a parceria entre família, sociedade e Estado na garantia de direitos de indivíduos em condição especial de desenvolvimento.

O exemplar pode ser adquirido nos sites jurua.com.br e amazon.com.br. Ambos oferecem 20% de desconto na compra com o cupom JURUA20, até 31 de março.