Notícia

Bárbara Coutinho lança livro sobre fake news e incitação ao genocídio

Inserido em 30 de junho de 2023
Compartilhamento

O livro físico “Realidade Desconstruída, Dano Tangível – Das Fake News Online ao Genocídio”, da promotora de Justiça Bárbara Luiza Coutinho do Nascimento, foi lançado nesta quinta-feira (29), na sede da Amperj. Colegas do Ministério Público e familiares prestigiaram a autora. O evento teve a venda de exemplares e sessão de autógrafos.

Leia Mais: Três lançamentos que prometem lotar os cinemas em julho

‘Você é o gestor’: associados de Volta Redonda e Resende organizam jantar

Segundo a autora, “é uma honra lançar o livro na Amperj e receber amigos queridos”. O livro trata do histórico do crime de incitação ao genocídio e da relação com a mídia. As violações tratadas no livro são pouco estudadas no Brasil, como os casos de Ruanda, Nuremberg e, principalmente, o caso de Myanmar, que foi incitado por notícias falsas propagadas no Facebook. 

No lançamento teve venda de exemplares e um buffet para os colegas que prestigiaram o evento. “Estou muito feliz de participar desse momento da Bárbara, que é só uma parte de um caminho muito bacana pela frente. Ela é uma excelente colega, tecnicamente, e como pessoa”, disse a procuradora de Justiça Leila Machado Costa. Ela afirmou, ainda, que a temática do livro é muito atual e que está animada para ler o exemplar que comprou. 

Roque Luiz Wandenkolk estudou com a autora em Haia, na Holanda, e disse que estava muito orgulhoso e feliz de ter sido convidado para prestigiá-la. “O assunto que ela trata no livro é muito relevante. A internet e os eventos que acontecem na rede, como a exposição dos dados, são questões que precisamos conhecer melhor. A internet altera o nosso comportamento e deixa a gente muito vulnerável. O tema deve ser estudado e observado com cuidado e o trabalho da Bárbara é uma parte necessária.”

Os associados que não puderam comparecer ao evento podem comprar o livro digital pela Amazon brasileira.