Notícia

Três turmas do MPRJ comemoram aniversário de posse nesta sexta (14)

Inserido em 14 de julho de 2023
Compartilhamento

As turmas do 8º, 28º e 30º Concursos de Ingresso para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro compartilham o mesmo dia de posse: 14 de julho. A data é motivo de orgulho e celebração para os integrantes. A Amperj parabeniza todos pelo aniversário e pela dedicação à instituição. 

Leia Mais: Confira as atrações da cidade para curtir as férias escolares

Amperj debate mudanças no Torneio Nacional de Futebol do MP

O 30º Concurso está completando 15 anos de posse. A promotora Roberta Rosa Ribeiro afirmou que ingressar no Ministério Público foi a realização de um sonho. “Pude perceber a importância do MP na defesa e na prevenção das violações dos Direitos Humanos, o que deixou minha visão ainda mais ampla sobre nossa atuação”, afirmou. 

André Farah Alves disse que “depois que entramos, nossa vida fica tomada pela instituição e é basicamente isso que a sociedade espera do promotor de Justiça, afinal somos instrumento central para tornar a sociedade melhor”. No 30º Concurso, os examinadores, consagrados na academia, eram de fora do MP. “O nosso concurso foi ainda mais complexo em compreender como tal dinâmica funcionaria.”

A promotora Marcela do Amaral Barreto de Jesus faz parte da turma do 28º Concurso. Para ela, integrar o MP é “a certeza de exercer uma função que pode fazer diferença na vida das pessoas mais vulneráveis”. E completou: “Trabalho com direitos difusos e coletivos, contribuindo para a consecução de políticas públicas, o que significa conferir concretude aos direitos constitucionalmente assegurados”.

A procuradora de Justiça Leila Machado Costa, uma das integrantes da turma do 8º Concurso, que completou 34 anos de posse, contou que o Ministério Público foi a carreira que ela escolheu desde o vestibular. “Eu prestei o vestibular para Direito querendo ser promotora de Justiça. A aprovação no concurso foi o maior sonho que eu realizei.”

O procurador Guilherme Eugênio de Vasconcellos também faz parte da turma e disse que, desde a universidade, o MP o fascinava “pela independência do promotor e pela defesa de interesses sociais que se contrapõem até mesmo em face do Estado”. 

Os aprovados no 30º Concurso do MPRJ foram Alexey Kolouboff, Anderson Torres Bastos, Andre Constant Dickstein, André Farah Alves, André Luiz Noira Passos da Costa,Arthur Machado Paupério Neto, Bruno de Sá Barcelos Cavaco, Christiana de Souza Minayo, Cristiane de Sousa Campos da Paz, Daniela Pessoas Santos, Daniele Jardim dos Santos Tavares, Daniele Medina Maia, Daniella Faria da Silva Bard, Elisa Bastos Mutschaewski, Felipe Soares Tavares Morais, Flávia da Silva Marcondes, Kefrine Keil Ramos, Leonardo Canônico Neto, Leonardo Yukio Dutra dos Santos Kataoka, Leticia Emile Alqueres Petriz, Luciana Queiroz Vaz, Luís Cláudio Senna Cosentino, Marcello Marcusso Barros, Mariana Luzia de Vasconcelos Zampier, Olívia Motta Venâncio, Paula Marques da Silva, Renata Scharfstein, Roberta Rosa Ribeiro, Sandro Fernandes Machado, Sérgio Ricardo Fernandes Fonseca, Silvia Regina Aquino do Amaral, Silvio Ferreira de Carvalho Neto, Vinicius Ribeiro.

Os aprovados no 28º Concurso do MPRJ foram Afonso Henrique Reis Lemos Pereira, André Santos Navega, Eduardo Fiorito Pereira,Fabiano Gonçalves Cossermeli Oliveira, Gustavo Santana Nogueira, João Alfredo Gentil Gibson Fernandes, Julia Valente Moraes, Luciana Menezes Wanderley Pires, Luiz Fernando de Almeida Rabelo, Luiz Fernando Lemos Duarte de Amoedo, Marcela do Amaral Barreto de Jesus, Maria Eduarda Spinelli Bittencourt Costa, Rodrigo de Figueiredo Guimarães, Talita Nunes Harduin de Freitas e Vinicius Lameira Bernardo.

Os aprovados no 8º Concurso do MPRJ foram Carlos Cicero Duarte Junior, Cristina Maria Nogueira de Vasconcellos Costa, Dolores Maria Ferreira, Guilherme Eugênio de Vasconcellos, Ivonise da Costa Feres Caetano, Jonas Mendes Rodrigues, José Aluízio de Arruda, Leila Machado Costa, Maria da Conceição Nogueira da Silva, Maria do Carmo Machado Ferreira Alexandre, Maria Ignez Carvalho Pimentel, Maria Luiza de Lamare São Paulo, Nelcy Pereira Lessa, Norma Chrissanto Dias, Ricardo Alcântara Augusto Pereira, Silvia Maria Castelo Branco de Siqueira e Talma Prado Castello Branco Junior.