Notícia

Dicas cinematográficas de Patrícia Carvão

Inserido em 26 de janeiro de 2024
Compartilhamento

A procuradora de Justiça Patrícia Carvão, grande fã de cinema, recomendou mais três títulos disponíveis nos principais streamings para este fim de semana. A coluna “Dicas Cinematográficas de Patrícia Carvão” é quinzenal na newsletter da Amperj, sempre postada às sextas-feiras. 

Leia Mais: Nota Pública da AMPERJ

Tráfico de pessoas e trabalho escravo são temas do novo videocast do CNMP

Curta os filmes comentados pela especialista nesta nova seleção.

ELLA E JOHN 

“Ella e John” é um filme que fala sobre envelhecimento, sobre finitude e Alzheimer, de uma forma sensível e bonita. Isto é possível? 

Apesar da aspereza do tema, o filme, acima de tudo, é uma homenagem à vida! É claro que há momentos tristes em “Ella e John”. Não poderia ser de outra forma. Mas a maneira como o filme é conduzido, com cenas leves e inspiradoras, nos faz refletir sobre o tema e sobre o respeito devido aos mais velhos.

Afinal, segundo dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), “na medida em que a população mundial envelhece, a expectativa é de que o número de pessoas que vivem com demência triplique até 2050, passando de 50 milhões para 152 milhões”.

A produção franco-italiana está disponível na Netflix e em outros canais de streaming.

Ficha

Ella e John (The Leisure Seeker)

Diretor: Paulo Virzi

Elenco: Donald Sutherland e Helen Mirren

Produção de 2017

 

O CAMINHO PARA A FELICIDADE

Todo início de ano, ao menos simbolicamente, é comum pensar em algumas metas para o ano que se apresenta. Com o correr do tempo vamos aprendendo que não é possível planejar lá tanta coisa assim, pois a vida se apresenta a cada dia com seus novos desafios, surpresas, imprevistos, mistérios e caminhos desconhecidos a seguir. 

De qualquer forma, neste começo de ano é comum refletir sobre possíveis erros e acertos, e buscar leveza e saúde (física e mental) no viver, tentando fazer o que é possível, e nos fortalecendo e estruturando a fim de dar conta daquilo que foge ao nosso controle.

Nesse contexto, sugiro por aqui um documentário que se chama “O Caminho para a Felicidade”, produção da Argentina. O nome, por si só, já é sugestivo, apesar da certeza sobre a inexistência de fórmulas mágicas para um melhor viver. Ainda assim, o documentário traz reflexões pertinentes, que nessa época do ano podem fazer algum sentido para quem o assiste.

A narrativa nos apresenta a história de Alejandro, um homem ansioso, cansado, em busca de mudanças em sua rotina a fim de torná-la menos áspera. Para alcançar seu objetivo ele faz uma viagem pela exuberante natureza da Patagônia argentina, acompanhado de Mathieu, um monge, cuja missão é ensiná-lo um caminho para encontrar paz e liberdade interior.

Algumas práticas seriam: não se preocupar excessivamente com as coisas (muitas nem acabam acontecendo), o cultivo da compaixão… Entender que o sofrimento é temporário. Acima de tudo, confiar na vida e seguir em frente, já que o propósito da nossa existência é VIVER. 

Para isso é importante refletirmos e nos perguntarmos sobre como usar nossas vidas da melhor forma possível. Quais os tipos de pensamento, palavras e ocupações que dão sentido à vida humana? Em sentido inverso: quais as ambições, preocupações e aspirações que só nos fazem perder tempo e nada acrescentam? Como usar melhor o nosso tempo?

Assistir ao documentário é uma pausa na correria do dia, que com toda a certeza fará você ressignificar alguns comportamentos automáticos.

Disponível na Prime Vídeo e em outros canais de streaming. 

Ficha

O Caminho para a Felicidade (From Stress to Happening)

Diretor: Alejandro de Garcia

Elenco: Mathieu Richard e Tania Singer

Produção de 2020

 

AS PRIMEIRAS FÉRIAS NÃO SE ESQUECE JAMAIS!

“As Primeiras Férias Não Se Esquece Jamais!” é uma comédia francesa bem divertida.

Um casal com temperamentos bem diferentes se conhece através de um aplicativo de relacionamentos (Tinder). Logo depois resolvem viajar juntos….

É possível imaginar tudo o que vem depois… Concorda? Se viajar junto com alguém que se conhece muito já pode ter seus momentos bons e ruins (quem nunca ficou de mau humor lá no finalzinho daquela viagem dos sonhos?), imagine conhecer alguém durante uma viagem? Entre um apartamento alugado na Bulgária pelo Airbnb e o retorno do casal à Paris, muita coisa acontece.

Disponível na Prime Vídeo e na Apple TV, dentre outros canais.  Aproveite! Você se lembrará desse filme na sua próxima viagem, tenho certeza!

Ficha

As Primeiras Férias Não Se Esquece Jamais! (Premières Vacances)

Diretor: Patrick Cassir

Elenco: Camille Chamoux e Jonathan Cohen

Produção de 2018