Notícia

Dicas cinematográficas de Patrícia Carvão

Inserido em 8 de fevereiro de 2024
Compartilhamento

A procuradora de Justiça Patrícia Carvão é uma entusiasta dos filmes. Ela assina a coluna “Dicas Cinematográficas de Patrícia Carvão”, publicada a cada 15 dias na newsletter da Amperj.

Conheça três sugestões da cinéfila  para este Carnaval.

Leia Mais: ‘Amperj Debates’ vai analisar a judicialização de política públicas

Bancada da Bola abrirá a temporada com treinamento no dia 24

VICTORIA E ABDUL – O CONFIDENTE DA RAINHA

O filme “Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha” fala sobre a improvável amizade entre a rainha da Inglaterra e um indiano, Abdul, que fora enviado ao país com a única finalidade de entregar a ela uma espécie de medalha. A principal recomendação feita a Abdul foi a de que não olhasse a rainha nos olhos, em hipótese alguma.

Mas o que poderia ter chamado a atenção da rainha e dado início a uma relação tão bonita de afeto e de amizade entre ambos? O que uma mulher tão poderosa viu em Abdul?

A sociedade ao longo dos anos sempre teve a tendência de eleger e priorizar alguns valores como símbolos de poder. Soberba, violência, arrogância, egoísmo, aspereza no trato, riqueza material. 

Assim podemos entender o que a rainha Victoria viu em Abdul. Cercada por um ambiente hostil, onde ninguém tinha o menor interesse por seu real bem estar, a rainha viu no servo indiano qualidades que todos buscamos em alguém. A rainha Victoria sentiu-se amada e acolhida, não apenas pelo fato de ser rainha, mas por ser simplesmente Victoria.

O filme britânico é delicado, suave e faz pensar sobre o que, de fato, buscamos ao formar vínculos mais verdadeiros com alguém.

Ficha

Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha (Victoria &  Abdul)

Diretor: Stephen Frears

Elenco: Judi Dench e Ali Fazal

Produção de 2017

 

ENCONTROS E DESENCONTROS

Bob Harris (Bill Murray) é um famoso ator de cinema que em viagem de trabalho ao Japão conhece Charlotte (Scarlett Johansson), no país acompanhando o trabalho do marido.

Ambos estão hospedados no mesmo hotel e compartilham sentimentos em comum, dentre eles a sensação de não pertencimento ao espaço que ocupam. Com o passar dos dias surge uma conexão mental entre ambos muito intensa, que se fortalece a cada dia, através de longas conversas e passeios pela cidade.

Com o desenrolar da narrativa desta produção norte-americana fica evidente a solidão experimentada por cada um e a insatisfação com a vida que se apresenta. 

A busca pelo autoconhecimento e por um significado maior da própria existência vai permear as trocas entre ambos, que aos poucos começam a questionar também o sentimento concreto que começa a surgir em cada um, ainda confuso, mas intenso e real.

Ficha

Encontros e Despedidas (Lost in Translation)

Diretor: Sophia Coppola

Elenco: Bill Murray, Scarlett Johansson e Giovanni Ribisi

Produção de 2003

 

TRUMAN

No filme “Truman”, Ricardo Darin interpreta um personagem com câncer em estado terminal (Julian) que tenta lidar com a situação de forma simplista. Sua maior preocupação seria o destino de Truman, seu cachorro e fiel companheiro, que dá título ao filme.

O filme fala de um momento de situação limite na vida de alguém e de como as prioridades se modificam e assumem contornos diferentes: um pedido de desculpas a um amigo que nunca foi feito, a visita ao filho e a necessidade de falar para ele o quanto é importante em sua vida… A conscientização do valor da amizade.

Coprodução argentina e espanhola, o filme mescla alguns diálogos cômicos, principalmente entre Darin e o personagem que interpreta seu melhor amigo, Thomas (Javier Cámara), que  viaja do Canadá para  Madri, onde mora Julian, para convencê-lo a persistir no tratamento.        

O filme é emoção pura, do início ao fim.       

Disponível no Star + e À La Carte, dentre outros canais.

Ficha

Truman (Truman)

Diretor: Cesc Gay

Elenco: Ricardo Darin e Javier Cámara

Produção de 2015