Notícia

‘Amperj é porto seguro dos que lutam por justiça’, diz Cláudio Henrique Viana

Inserido em 10 de junho de 2024
Compartilhamento

Recém-eleito presidente da Associação pela terceira vez, Cláudio Henrique Viana afirma que “a Amperj sempre será a fortaleza e o porto seguro daqueles que lutam por justiça e pela aplicação da lei”.

Leia mais: Newsletter extraordinária anunciará resultado da eleição do presidente

Uerj concede título de professor emérito a Paulo Cezar Pinheiro Carneiro

O presidente anunciou que “as prioridades não mudam”, já que a “razão de existir da Amperj é lutar para assegurar e conquistar os direitos dos seus associados e, simultaneamente, buscar o fortalecimento do nosso Ministério Público”.

Leia a seguir a entrevista do presidente.

Qual o sentimento que fica após ser três vezes consecutivas eleito para a presidência da Associação?

Em primeiro lugar, preciso expressar minha gratidão pela confiança reiterada da classe. Agradeço aos associados pela oportunidade de prosseguir representando os seus interesses e lutando pelos seus direitos. A responsabilidade é enorme, mas a experiência adquirida nos ajudará a enfrentar os desafios que se apresentam.

Quais serão as prioridades da gestão 2025-2026?

As prioridades não mudam. Desde o início da nossa gestão, sempre priorizamos os interesses dos associados acima de qualquer outro interesse. Acreditamos que a própria razão de existir da Amperj é lutar para assegurar e conquistar os direitos dos seus associados e, simultaneamente, buscar o fortalecimento do nosso Ministério Público. Nada é mais importante do que isso e continuaremos agindo com este propósito. 

Que mensagem enviaria aos associados?

Para alcançarmos o bem comum dos associados, precisamos ser cada vez mais úteis à própria sociedade. Precisamos continuar unidos e ser otimistas com relação ao nosso verdadeiro potencial enquanto promotores e procuradores de Justiça. O Ministério Público é composto por colegas extraordinários e somos uma instituição excepcional, muito bem projetada pela Constituição e pela persistência daqueles que defenderam os princípios que norteiam a nossa vida funcional. Sabemos que a parte mais difícil do trabalho dos membros do MP é manter a motivação elevada diante das injustiças e iniquidades que precisamos enfrentar, algumas delas realmente terríveis. Mas a Amperj sempre será a fortaleza e o porto seguro daqueles que lutam por justiça e pela aplicação da lei.