Notícia

Uerj concede título de professor emérito a Paulo Cezar Pinheiro Carneiro

Inserido em 10 de junho de 2024
Compartilhamento

O procurador de Justiça aposentado Paulo Cezar Pinheiro Carneiro será agraciado com o título de professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Leia mais: Justiça reverte liminar que cancelava multas no pedágio da Rio-Santos

Amperj preparada para a eleição que escolherá o presidente e conselheiros

Na sexta-feira, 7), o Conselho Universitário aprovou a concessão da honraria ao mestre que por décadas abrilhantou o ensino na tradicional universidade fluminense.

O conselheiro Bruno Rosado afirma, em seu parecer, que o legado do jurista é merecedor de reconhecimento por parte da universidade.

“Sua participação em projetos como o 9º Juizado Especial Cível, seu envolvimento no Grupo de Pesquisa sobre o Novo Código de Processo Civil, com o Escritório Modelo da Faculdade de Direito da Uerj e a criação da Clínica de Mediação evidenciam sua preocupação com o acesso à Justiça e a resolução de conflitos de forma mais eficiente e democrática e sua capacidade de estar na vanguarda das mudanças legislativas e institucionais. Bem como sua habilidade em envolver alunos em projetos de pesquisa de alto nível”, escreveu Rosado.

O jurista é graduado em Direito pela Uerj, onde concluiu o doutorado, atuou como professor titular de Teoria Geral do Processo e chefiou o Departamento de Direito Processual Civil. Integrou as comissões de juristas nomeadas pelo Senado e pela Câmara dos Deputados para a elaboração do anteprojeto do novo Código de Processo Civil. É membro titular da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e professor emérito da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).