Notícia

‘Se pudesse, faria tudo de novo’, diz Assy Mirza, primeira mulher presidente da Amperj

Inserido em 16 de março de 2021
Compartilhamento

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Amperj homenageia, na figura de Assy Mirza Abranches, todas aquelas que são exemplos das conquistas das mulheres dentro e fora do Ministério Público.

Leia mais: Amperj cria Fórum de Igualdade de Raça e Gênero; mulheres são 57% dos associados
‘Fóruns temáticos vão ajudar a formar um pensamento de interesse do MP’, diz presidente da Amperj

A procuradora de Justiça aposentada Assy Mirza (83), entrou para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro em 1967 e foi a primeira mulher a assumir a presidência da Amperj, no triênio 1988/1990. Ao relembrar sua carreira e atuação associativa, enche-se de orgulho e satisfação. “É muito gratificante ser do Ministério Público. Se eu pudesse, faria tudo de novo”, comemora.

À frente da Amperj, Assy Mirza Abranches representou o MPRJ nas assembleias que originaram a Constituição Federal de 1988. “O trabalho feminino tem importante parcela na vitória de termos conquistado as garantias constitucionais do Ministério Público”, conta a procuradora.

Ela também idealizou o projeto pioneiro “Promotoria nos Bairros”, que redesenhou a atuação do Ministério Público ao levar as ações das Promotorias à comunidade, e serviu de exemplo para outros estados. O projeto foi objeto de elogios e de estudo de tese, defendida pelo Professor Roger Volkema, PhD da Universidade de Washington. “Enquanto fui Presidente da Amperj, aproveitei a oportunidade do contato com colegas de todo o país para difundir o projeto e a ideia de uma aproximação maior entre o MP e a sociedade”, lembra.

Desde 1998, Assy Mirza atua em outra frente especialmente nobre. A Campanha Pró-Infância e Juventude, iniciada pela procuradora, visita creches e orfanatos que atendem crianças e adolescentes carentes e viabiliza a doação de materiais ou artigos de primeira necessidade.

Após o falecimento do procurador de Justiça Roberto Abranches, com quem Assy foi casada, o projeto ganhou em 2010 o nome Campanha Pró-Infância e Juventude Roberto Abranches, em homenagem a seu primeiro tesoureiro. Hoje, a iniciativa tem a colaboração de aproximadamente 400 associados, que contribuem mensalmente com valores a partir de R$ 20. Para participar, envie um e-mail para amperj@www.amperj.org

“Meu agradecimento sincero a todos que ajudam em nossas campanhas! Faço um convite para os associados mais novos conhecerem e participarem de nosso trabalho”, diz ela, que criou em 2014 a Campanha Pró-Idosos, para orientar doações a asilos.

Com sabedoria e experiência, Assy Mirza encoraja as mulheres a ocupar seu espaço na sociedade. “Nada nem ninguém pode indicar que você não tem capacidade. Se você tiver vontade, se for o que você realmente deseja, vá à luta!”

A Amperj aproveita a oportunidade para prestar merecida homenagem também à procuradora de Justiça aposentada Victoria Soares Le Cocq, segunda mulher presidente da Associação, no biênio 1992/1994, vice-presidente da Amperj entre 2013 a 2018 e Diretora de Assuntos Legislativos da Associação no biênio 2019/2020. Victoria Soares Le Cocq está com saúde, se recuperando em decorrência da Covid-19.