Notícia

Curso de Literatura da Amperj analisa a realidade a partir da leitura de obras teatrais

Inserido em 18 de março de 2021
Compartilhamento

Começa na terça-feira (23) o curso “Literatura e Teatro: Apontamentos sobre ordem social, dogmas e fragmentação do sujeito”, oferecido pela Amperj a associados e dependentes, na modalidade virtual. Nas aulas, o professor da UFF André Dias partirá da leitura de romances e peças teatrais para debater diferentes aspectos da vida em sociedade.

Leia mais: Em nota, Conamp e ANPR apoiam atuação do MP no combate à corrupção
STF revoga suspensão nacional de processos que tratam da Lei da Ação Civil Pública

A primeira aula do curso terá o tema “Ibsen: mesquinhez e tirania da unanimidade”. Grande dramaturgo norueguês do século 19, Henrik Ibsen é autor de peças encenadas em todo o mundo, e que questionam a moralidade de uma época.

Professor associado de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF, e também do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura no Instituto de Letras da universidade, André Dias acredita que o teatro tem muito a nos ajudar a refletir sobre a sociedade.

“Sem dispensar o diálogo com outros campos do conhecimento, o centro de nossa atenção estará voltado para o exame de obras ficcionais que muito têm a nos comunicar sobre isso que chamamos de realidade”, diz o professor.

O curso de literatura terá seis aulas mensais, transmitidas pela plataforma Zoom, com a leitura e a análise das peças “Um inimigo do povo” (1882), de Ibsen; “Vida de Galileu” (1938/39), de Bertolt Brecht, e “Estado de sítio” (1948), de Albert Camus. 

André Dias também recomenda aos alunos os romances “O falecido Mattia Pascal” (1904), de Luigi Pirandello; “O deserto dos tártaros” (1940), de Dino Buzzati, e “A lua vem da Ásia” (1956), de Campos de Carvalho.