Notícia

Turma do 8º Concurso do MPRJ completa 32 anos de posse

Inserido em 14 de julho de 2021
Compartilhamento

Há 32 anos, no dia 14 de julho de 1989, eram empossados os aprovados no 8º Concurso para Ingresso na Classe Inicial da Carreira do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Os integrantes do grupo foram os primeiros a serem nomeados diretamente pelo procurador-geral de Justiça, por determinação da Constituição Federal de 1988. À época, o cargo na PGJ era ocupado por Carlos Antonio Navega.

Leia mais: Amperj participa de reunião sobre impactos do novo plano de recuperação fiscal
Amperj compartilha seu projeto de filosofia com associação do MP do Paraná

Para o procurador de Justiça José Aluízio de Arruda, integrante da turma, a posse foi um momento emocionante, de coroamento de muito esforço de todos os participantes do concurso. “Nascia um novo Ministério Público, e ali estávamos a dar início a um reconhecimento da importância da instituição”, ele afirmou.

Arruda conta que o ambiente era de congraçamento entre os empossados, e a energia e motivação para engrandecer o MPRJ eram comuns a todos.

“Trinta e dois anos depois, já com tantos aposentados, é gratificante olhar no retrovisor e constatar o empenho e a crença na possibilidade de cada um em ser protagonista dessa nova etapa da história da instituição, cujos méritos são o alicerce de uma sociedade verdadeiramente democrática, desse Estado de Direito arquitetado pelo nova ordem. Estar ainda em atividade diz muito do quanto me sinto honrado em integrar esse grupo pioneiro”, destacou o procurador de Justiça.

Da mesma turma, a promotora de Justiça Ivonise da Costa Feres pontua que, ao longo dos anos, a atuação do MPRJ tem sido efetiva na implementação dos direitos da cidadania, por meio de ações coletivas. Ela destaca também o protagonismo conquistado nas operações de fiscalização do poder público.

“A instituição vem, de forma crescente, alcançando os seus objetivos constitucionais e também lutando para continuar a ser uma entidade defensora do pacto social. Como membro desta insigne instituição, só tenho a expressar a minha gratidão e o meu orgulho”, diz Ivonise.

Entre os empossados, estão ainda os associados Carlos Cícero Duarte Junior, Cristina Maria Nogueira de Vasconcellos Costa, Dolores Maria Ferreira, Guilherme Eugênio de Vasconcellos, Jonas Mendes Rodrigues, Leila Machado Costa, Maria da Conceição Nogueira da Silva, Maria do Carmo Machado Ferreira Alexandre, Maria Ignez Carvalho Pimentel, Maria Luiza de Lamare São Paulo, Nelcy Pereira Lessa, Norma Chrissanto Dias, Ricardo Alcântara Augusto Pereira, Rosa Maria Xavier Gomes Carneiro, Silvia Maria Castelo Branco de Siqueira e Talma Prado Castello Branco Junior.