Notícia

Centro de Memória seleciona mais documentos e fotos da Amperj

Inserido em 27 de outubro de 2022
Compartilhamento

A Amperj recebeu, nesta terça-feira (25), uma equipe técnica do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A visita foi a continuação do trabalho de tratamento arquivístico realizado pelo CDM no arquivo da Associação, que vem sendo feito desde 2021. O objetivo foi analisar e selecionar mais documentos e fotos de interesse histórico.

Leia Mais: Promotora gaúcha apresenta projeto de acolhimento para vítimas

Conamp traça linhas de atuação em temas estratégicos para o MP

A equipe do CDM deverá voltar até 9 de novembro para recolher as fotos e papéis selecionados. Na visita, também houve a devolução dos documentos emprestados ao CDM em novembro de 2021. Esses papéis e fotos foram higienizados, digitalizados, descritos e difundidos pela plataforma utilizada pelo CDM (AtoM). Os interessados podem ver as coleções disponíveis nesta plataforma, clicando aqui.

Apesar de ainda estar em processo, a parceria já apresentou resultados. A partir desse trabalho, foi possível identificar pessoas e eventos de importância para história do MPRJ e da própria Amperj, como fotografias dos procuradores de Justiça Roberto Lyra, Rufino de Loy e Alcírio Dardeau de Carvalho (ex-presidente da Associação), assim como imagens de melhor qualidade dos ex-procuradores-gerais de Justiça Leopoldo Braga e João Almeida Barbosa Ribeiro.

A equipe do Centro de Memória que esteve na Amperj contou com a participação do arquivista e servidor do MPRJ Deivson Sabadini, e dos estagiários de arquivologia, Kevyn Gonçalves; de biblioteconomia, Maria Clara Santana, e de Comunicação, Thainá Feijó.

O CDM é responsável pela pesquisa documental, guarda do patrimônio museológico, preservação da memória e difusão de informações de caráter histórico do MPRJ e tem como objetivo dar visibilidade às atividades ministeriais atuais e do passado, acentuando o papel do Ministério Público de eficiente guardião dos direitos e garantias do cidadão.