Notícia

Associados contribuíram com ações solidárias em 2022

Inserido em 30 de dezembro de 2022
Compartilhamento

As três principais ações solidárias da Amperj em 2022 foram o patrocínio ao projeto sociocultural Lona na Lua, a ajuda às vítimas das enchentes em Petrópolis e a participação na campanha Natal Acolhedor. 

Leia Mais: Revista Amperj: Um olhar mais humanizado para os adolescentes

Revista Amperj: Tradição retomada

Lona na Lua

A Amperj firmou parceria com a ONG Lona na Lua em 2022, com o objetivo de arrecadar doações dos associados no valor de R$ 36 mil para custear oficinas gratuitas de teatro, circo, dança, música e produção audiovisual para 485 crianças e adolescentes de Tanguá (RJ). A campanha de arrecadação alcançou a meta em setembro.

Para agradecer, crianças e adolescentes que participam de oficinas do projeto escreveram cartas de agradecimento à Amperj. A ONG Lona na Lua tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento social e cultural de crianças e adolescentes carentes buscando promover a transformação social através da arte.

Ação em Petrópolis

O município de Petrópolis foi surpreendido com fortes chuvas em fevereiro de 2022 que deixou centenas de vítimas. Em março, nova enchente atingiu a região. A Amperj, o MPRJ e a Assemperj se uniram para prestar socorro às vítimas, através da doação de bens essenciais.

A Amperj funcionou como braço operacional da campanha. Com os recursos doados pelos associados, comprou os itens necessários e entregou ao gabinete de crise, criado pelo MPRJ, para que as doações chegassem às vítimas.  O gabinete de crise trabalhou em conjunto com os promotores de Justiça da região. Foram doados 4.700 itens descartáveis, 28 kits com eletrodomésticos e 473 latas de leite especial. 

Ao todo, foram doados 28 geladeiras; 28 fogões; 28 lavadoras; 84 camas box de solteiro; 28 camas box de casal; 500 pratos descartáveis; 1.000 facas descartáveis; 1.000 colheres descartáveis; 400 calcinhas de adulto; 400 calcinhas de criança; 478 cuecas de criança; 201 cuecas de adulto; 408 meias de adulto; 208 meias de criança; 400 toalhas de banho; 400 lençóis de solteiro; 400 chinelos de adulto; 1.000 latas de óleo; 1.000 sacos de pó de café 500g; 300 unidades de lápis de cor; 184 unidades de massa para modelar; 313 livros para crianças; 600 embalagens descartáveis; e três divisórias. Todos esses itens foram escolhidos em função das reais necessidades das vítimas levantadas pelos promotores de Justiça em Petrópolis.

Natal Acolhedor

Em dezembro de 2022, a Amperj convidou os associados a participarem de uma ação para a doação de roupas e calçados a 225 idosos em situação de extrema vulnerabilidade social. O projeto Natal Acolhedor recebeu doações em dinheiro para a compra e entrega dos bens aos idosos que residem em seis Unidade de Reinserção Social no Rio de Janeiro: Albergue Alfonso Lavalle, Maria Vieira Bazzani, Haroldo Costa, Dina Sfat, Nilda Ney e Central de Recepção Carlos Portela. Em algumas unidades, a entrega dos itens aos idosos foi acompanhada de confraternização.