Notícia

Revista da Amperj apresenta debates no Congresso Estadual

Inserido em 30 de dezembro de 2022
Compartilhamento

A 30ª edição da Revista da Amperj, que chegou aos associados em dezembro, apresenta os debates no Congresso Estadual da Associação, realizado em 15 e 16 de setembro, no Hotel Fairmont, em Copacabana.

O evento reuniu 300 associados e convidados e representou a retomada de uma tradição do Rio de Janeiro de promover esse tipo de colóquio para debater os principais temas do Ministério Público.

Leia Mais: Revista Amperj: Um olhar mais humanizado para os adolescentes

Revista Amperj: Tradição retomada

A Amperj escolheu como tema “Os Desafios do Ministério Público na Era Digital” e convidou para as mesas especialistas da própria instituição acompanhados de experts do mercado ou do setor público em cada área.

Os debates trataram de provas digitais, adolescentes na internet, Justiça Restaurativa, proteção de dados, medidas protetivas e violência contra a mulher. Outros temas que mostram a interação da atuação do MP com a sociedade também foram discutidos, como fraudes nos combustíveis, formalização das microempresas e saneamento básico.

O Congresso da Amperj foi anfitrião da 5ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Conamp e da reunião do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP).

A Palestra Inaugural foi proferida pelo jornalista e escritor Caco Barcellos, sobre “A Reportagem como Ferramenta de Combate a Fake News”. Já a Palestra de Encerramento foi do promotor de Justiça Emerson Garcia, sobre a dignidade da pessoa humana.

Ao final, a Amperj fez uma homenagem ao Gaeco (Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado) do MPRJ pelos relevantes serviços prestados, atuando de forma corajosa e isenta em prol dos interesses da sociedade fluminense.

A coluna do promotor Carlos Bernardo Alves Aarão Reis mostra a escolha dos espumantes espanhóis servidos no Congresso Estadual. Confira também a seção “Na Prateleira”, com livros variados sobre temas de interesse dos membros do Ministério Público.

Clique aqui para acessar o PDF da 30ª edição da Revista da Amperj!