Notícia

Turma do 2º concurso do MPRJ comemora 44 anos de posse

Inserido em 16 de fevereiro de 2023
Compartilhamento

A turma do 2º concurso de ingresso para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro comemora o aniversário de 44 anos de posse, iniciada em 22 de fevereiro de 1979. A turma ajudou e ajuda a construir a história e a reputação da instituição que defende a sociedade e o cumprimento das leis. A Amperj parabeniza todos pelo aniversário do concurso e pela dedicação ao MPRJ.

Leia Mais: Amperj faz reunião para convênio com Washington College of Law
9ª Reunião da Conamp debate temas de interesse do MP

Adélia Barboza de Carvalho, procuradora de Justiça, conta que já tinha carreira sólida quando decidiu entrar para o MPRJ. “Eu quis entrar por acreditar na instituição. Sempre foi meu desejo fazer o bem e servir à sociedade por meio do meu trabalho. Me sinto realizada porque construí minha carreira e realizei tudo isso. Me dá orgulho quando olho para trás e me lembro de tudo o que o MP já me proporcionou”, disse. Desde que foi aprovada no concurso, ela trabalhou em comarcas do interior do Rio de Janeiro, e em Tutela Coletiva por vários anos.

Para a procuradora de Justiça aposentada Edilma Raposo dos Santos Engels, o MP traçou os rumos da sua vida. “Eu fui a mais jovem do concurso, tinha acabado de completar 25 anos e encarar o desafio de uma carreira tão importante foi algo que impactou positivamente a minha vida pessoal. Novas vivências e, sobretudo, novas e imensas responsabilidades transformaram a minha vida, para que a antiga professora primária de um colégio estadual em São Gonçalo, nascida e criada naquele município em uma família humilde, desse lugar à promotora de Justiça, capaz de enfrentar os desafios da nova carreira.” Edilma foi integrante da equipe de Meio Ambiente na Amperj. A procuradora lembra, ainda, que um dos aprovados no 2º concurso foi Luiz Fux. “A nossa turma tem a honra de ter um ministro do STF.”

O procurador de Justiça José Maria Leoni Lopes de Oliveira teve satisfação em ser aprovado no concurso. “Meu ideal não era fazer concurso público, mas sim, ser promotor de Justiça. Fui advogado de empresas enquanto me preparava para o concurso, mas considero que minha formação profissional se construiu no Ministério Público, apesar dos longos anos de carreira como professor e escritor.” Desde que ingressou no MPRJ, foi promotor do Tribunal do Júri na Baixada Fluminense, promotor titular da Vara de Registro Público e curador de família. José Maria também presidiu a Femperj e foi diretor de Cultura da Associação, e hoje é titular junto à 4ª Câmara de Direito Privado.

“O MPRJ me permitiu viver melhor e aplicar tudo que aprendi na Faculdade de Direito da Uerj. Sensação de alegria e de uma grande conquista, pois tinha pouco tempo de formada e pouco tempo para estudar, pois tinha filhos pequenos. Foi uma grande alegria,” disse a procuradora de Justiça aposentada Heloisa Helena Gomes Barboza, sobre ser aprovada no 2º concurso. Heloisa foi promotora no interior do Rio de Janeiro, em Conceição de Macabu e Macaé, e foi curadora de Vara de Família e de Fazenda Pública. Já aposentada foi chamada pelo então procurador-geral de Justiça Marfan Martins Vieira para participar da criação da Assessoria de Recursos Constitucionais. “Todos os cargos foram importantes para minha formação, mas a mais marcante foi a experiência de trabalhar no interior no início de carreira,” afirmou.

Os aprovados no 2º concurso do MPRJ foram Antonio Carlos Martins, Antonio Carlos dos S. Bitencourt, Afranio Silva Jardim, Roberto Ribeiro França, Nilda Maria Benevides Baptista, Nildson Araújo da Cruz, Luiz Fux, José Maria L. Lopes de Oliveira, Lia Pantoja Milhomens, Vera Maria Barreira Jatahy, Murilo Andrade de Carvalho, Elaine Costa da Silva, Edilma Raposo dos Santos Engels, João Marcos de M. Marcondes, Hélio José Ferreira Rocha, Vanda Menezes Rocha, Edson Aguiar de Vasconcelos, Luiz Carlos de Oliveira Lopes, Laiza de Paula, Flavio Silva Pires, Heloisa Helena Gomes Barboza, Lúcia Maria Cuinhas da Cunha, Antonio Carlos C. dos Santos, José Geraldo Antonio, Maria Lucia das Chagas G. de Sá, Luiz Bernardo Rocha Gomide, Celia de Araujo Costa, Mario Antonio de Carvalho, Cristiano C. de Sampaio Vianna, Adélia Barboza de Carvalho, Letícia de Faria Sardas e Fernando M. de Campos Cabral.