Notícia

Cerimônia de abertura de conferência da IAP reúne MPs da América Latina

Inserido em 29 de junho de 2023
Compartilhamento

A cerimônia de abertura da 7ª Conferência Latino-americana do Ministério Público, na noite desta quarta-feira (28), no Teatro José de Alencar, em Fortaleza (CE), reuniu autoridades e representantes dos MPs de países da América Latina. O evento, que vai até sexta-feira (30), é organizado pela International Association of Prosecutors (IAP), pela Conamp e pelo Ministério Público do Estado do Ceará.

Leia Mais: Matrículas para pós-graduação em Direito Digital continuam abertas

Amperj requer abertura de editais para 18 cargos de procurador de Justiça

O presidente da International Association of Prosecutors (IAP), Juan Bautista Mahiques, destacou a necessidade de um trabalho conjunto para fortalecer a justiça, a segurança jurídica e o combate à criminalidade em escala internacional.

O secretário-geral da IAP, Han Mooral, encorajou a colaboração e o compartilhamento de boas práticas entre os membros da associação. Ele ressaltou o Brasil como um ambiente propício para a troca de experiências, devido à sua diversidade cultural.

O presidente da Conamp, Manoel Murrieta, enfatizou o compromisso da entidade em promover a excelência na atuação do Ministério Público e a defesa incansável dos princípios democráticos. Murrieta ressaltou a importância da união e do diálogo entre os membros do MP latino-americano para enfrentar os desafios complexos da atualidade.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas, expressou seu entusiasmo com a oportunidade de fortalecer laços institucionais internacionais e ressaltou o papel fundamental do Ministério Público na defesa dos direitos fundamentais e do Estado de Direito.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou os desafios enfrentados pela sociedade atual e a importância do Ministério Público na busca por soluções. Ele ressaltou a necessidade de autonomia institucional, financeira e de atuação do Ministério Público para que os direitos da população sejam efetivamente garantidos.