Notícia

Roda de conversa sobre dermatologia reúne 20 aposentados na Amperj

Inserido em 19 de julho de 2023
Compartilhamento

A Amperj realizou, nesta quarta-feira (19), em sua sede, a roda de conversa “Como se prevenir contra o câncer de pele”, com o dermatologista Pedro Freitas Ribeiro. O encontro recebeu 20 associados aposentados e acompanhantes, que tiraram dúvidas e aprenderam como se proteger da fotoexposição. 

Leia Mais: Corrida Jurídica e Torneio de Tênis prometem agitar segundo semestre

STJ publica ‘Jurisprudência em Teses’ sobre Direito Ambiental

O evento foi organizado pela diretora Luiza de Mattos (Assistencial e de Assuntos Relativos a Aposentados e Pensionistas) e contou com a presença do presidente da Amperj, procurador de Justiça Cláudio Henrique Viana.

Na palestra, o médico explicou os perigos da queimadura solar e os melhores horário para exposição: antes das 12h e depois das 16h. Além da importância do uso das tecnologias de proteção solar físicas e químicas, como o filtro solar e as roupas com proteção, Pedro Freitas Ribeiro ensinou como realizar o autodiagnóstico a partir da observação de manchas. 

Luiza de Mattos disse que está sendo maravilhoso reunir os aposentados para falar sobre saúde. Segundo ela, o tema da roda de conversa foi uma proposta de Pedro Freitas.  “Ele escolheu o tema do câncer de pele em meio aos assuntos de sua expertise. Eu acho o assunto muito importante para todas as faixas etárias.” 

Pedro Freitas Ribeiro é mestre em dermatologia e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ele explicou que o câncer de pele é o que tem maior incidência. “O câncer de pele está diretamente ligado à exposição solar, e nós vivemos em um país tropical. É importante ensinar como se prevenir na faixa etária dos aposentados, para que eles ensinem aos filhos e aos netos como evitar queimaduras solares e como identificar o diagnóstico precoce e buscar um médico”, afirmou. 

Para a procuradora de Justiça aposentada Maria Luiza de Lamare São Paulo, a reunião dos associados, aposentados e em atividade, é importante. “Depois da pandemia, temos a necessidade de estar mais em contato. Este encontro é o segundo sobre saúde em 2023, e eu já pedi pelo terceiro e pelo quarto, porque é muito importante cuidar da saúde. Todos nós precisamos.”