Notícia

Bruno Gangoni destrincha atuação das milícias no Rio no podcast ‘Amperj Convida’

Inserido em 7 de novembro de 2023
Compartilhamento

O promotor Bruno Gangoni fez um histórico e destrinchou a atuação das milícias do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (7), em entrevista ao podcast “Amperj Convida”, apresentado pela procuradora de Justiça aposentada Heloisa Carpena. O sétimo episódio do programa, uma parceria com a Rádio Roquette-Pinto, está disponível no site da Amperj e nos tocadores Spotify e Soundcloud.

Leia Mais: Médico tira dúvidas oftalmológicas em Roda de Conversa dia 23

Quatorze membros do MPRJ apresentam trabalhos no 25º Congresso Nacional da Conamp

O tema das milícias tem chamado a atenção do país nas últimas semanas. No início de outubro, quatro médicos foram baleados supostamente confundidos com um líder do crime organizado na praia da Barra da Tijuca. No fim do mês, dezenas de ônibus foram incendiados em reação a uma operação policial para prender milicianos.    

De acordo com Gangoni, que tem grande experiência na investigação a esse tipo de crime organizado, “O cenário é difícil, a gente vive uma expansão cada vez maior das milícias. Se todos os atores, como a sociedade civil e as concessionárias se juntar a gente consegue reverter a situação.”

“É difícil combater a milícia porque está cheia de agentes e ex-agentes do Estado. Há um discurso defendido até mesmo por políticos que as legitima como uma defesa da comunidade contra traficantes. Há estudos que apontam que territórios nunca antes tomados por traficantes são explorados por milícias. Ou seja, há uma expansão territorial que torna a população refém desse uso de poder”, disse.

Um novo episódio do podcast “Amperj Convida” vai ao ar semanalmente, toda terça-feira, no site da Associação, no site da Roquette-Pinto e nos streamings Spotify e Soundcloud.