Notícia

Nota de Esclarecimento

Inserido em 14 de dezembro de 2023
Compartilhamento

Na data de ontem (13), a Procuradoria-Geral de Justiça enviou mensagem oficial à classe contestando notícia veiculada pela Amperj, que comunicava aos associados a homologação pelo CNMP de cronograma de promoções e remoções para Procuradorias de Justiça vagas, em procedimento iniciado pela Associação.

Diante da manifestação da Procuradoria-Geral de Justiça, a Amperj ratifica e reenvia a notícia, tal qual foi publicada originalmente (abaixo), e esclarece:

1. Os direitos funcionais defendidos pela Amperj no CNMP, relativos à legítima expectativa de postular promoções e remoções dentro do prazo legal, não pertencem à Amperj, mas sim aos integrantes do Ministério Público/associados. Portanto, é dever da entidade de classe, de forma independente e intransigente, fazer a sua defesa.

2. A respeito da fidedignidade da notícia veiculada pela Amperj sobre o que ficou decidido pelo CNMP, segue em anexo a certidão do julgamento, na qual “o Conselho, por unanimidade, reconheceu a perda superveniente do objeto, em razão do cronograma apresentado e homologado pelo Plenário”.

Segue abaixo, mais uma vez, a notícia veiculada de forma objetiva pela Amperj sobre este julgamento, incluindo o quadro demonstrativo temporal das vacâncias:

 

CNMP homologa cronograma de promoções para Procuradorias de Justiça vagas, em procedimento iniciado pela Amperj

Em sessão realizada na data de hoje, o Conselho Nacional do Ministério Público homologou cronograma estipulando datas limites para provimento por promoções e remoções dos cargos de Procurador(a) de Justiça vagos no MPRJ.

A homologação ocorreu no julgamento de procedimento de controle administrativo instaurado por iniciativa da Amperj, para compelir o procurador-geral de Justiça a publicar todos os editais de promoção e remoção para cargos de procurador(a) de Justiça vagos há mais de 60 dias. A Amperj requereu que a publicação dos editais ocorresse dentro do prazo máximo de 60 dias, conforme determina a legislação de regência do Ministério Público.

A Amperj destacou que, além dos prejuízos suportados por aqueles que deixaram de se promover nos últimos anos, a não-publicação dos editais de promoção também engessou a classe de promotores de Justiça, impedindo a abertura de vagas na classe subsequente, a serem preenchidas por sucessivos editais de remoção. Veja o requerimento formulado pela Amperj ao CNMP aqui.

No julgamento, o CNMP homologou cronograma de publicação dos editais de promoção e remoção submetido pelo procurador-geral de Justiça, no qual o MPRJ assumiu “o compromisso formal de efetivar, no prazo máximo de 6 (seis) meses, o provimento escalonado dos órgãos de execução referidos no citado procedimento de controle”.

No referido cronograma, há o seguinte escalonamento previsto para o provimento das Procuradorias de Justiça, que já deveriam ter sido preenchidas há centenas de dias, caso fosse observado o prazo máximo determinado na Lei Orgânica do Ministério Público (60 dias):

– Janeiro de 2024: 2 (duas) Procuradorias de Justiça.
– Março de 2024: 1 (uma) Procuradoria de Justiça.
– Abril de 2024: 2 (duas) Procuradorias de Justiça.
– Maio de 2024: 2 (duas) Procuradorias de Justiça.
– Junho de 2024: 7 (sete) Procuradorias de Justiça.

O cronograma apresentado pelo procurador-geral de Justiça prevê prazo adicional de até 180 dias para a publicação dos editais relativos a todos órgãos que permanecem vagos além do prazo legal. Conforme demonstra o quadro abaixo, ao final dos prazos previstos no cronograma haverá cargos mantidos sem provimento por quase 800 dias, a contar da data da sua vacância:

NOME DO ÓRGÃO DATA  E MOTIVO DA VACÂNCIA DO RESPECTIVO CARGO PRAZO TOTAL ATÉ A DATA PREVISTA NO CRONOGRAMA DO PGJ
3ª Procuradoria junto à 8ª Câmara de Direito Privado 01 de março de 2023

Aposentadoria da Procuradora de Justiça Alice de Belli

336 dias
4ª Procuradoria de Justiça junto à 1ª Câmara de Direito Público criada por transformação da 3ª Procuradoria de Justiça junto à 17ª Câmara Cível* 01 de junho de 2022

Aposentadoria da Procuradora de Justiça Maria Elizabeth Riente Lima

667 dias
4ª Procuradoria de Justiça junto à 2ª Câmara de Direito Público criada por transformação da 33ª Procuradoria de Justiça da Região Especial de Procuradores de Justiça* 01 de abril de 2022

Remoção do Procurador de Justiça Marcos Moraes Fagundes

760 dias
4ª Procuradoria de Justiça junto à 4ª Câmara de Direito Público criada por transformação da 31ª Procuradoria de Justiça da Região Especial de Procuradores de Justiça* 01 de maio de 2022

Remoção do Procurador de Justiça Celso de Andrade Loureiro

730 dias
4ª Procuradoria de Justiça junto à 6ª Câmara de Direito Público criada por transformação da 7ª Procuradoria de Justiça de Tutela Coletiva* 01 de junho de 2022

Remoção da Procuradora de Justiça Denise Freitas Muniz

730 dias
4ª Procuradoria de Justiça junto à 3ª Câmara de Direito Público 01 de junho de 2023

Remoção do Procurador de Justiça Marcelo Daltro Leite

365 dias
16ª Procuradoria de Justiça da Região Especial 10 de abril de 2023

Aposentadoria do Procurador de Justiça Reginaldo Cardoso da Silva

445 dias
3ª Procuradoria de Justiça junto à 4ª Câmara de Direito Privado 02 de maio de 2023

Aposentadoria do Procurador de Justiça Hugo Jerke

274 dias
19ª Procuradoria de Justiça da Região Especial 01 de junho de 2023

Remoção do Procurador de Justiça Gianfilippo de Miranda Pianezzola

393 dias
13ª Procuradoria de Justiça de Região Especial 01 de junho de 2023

Remoção da Procuradora de Justiça Elisabete Cardoso Antunes da Costa

393 dias
6ª Procuradoria de Justiça de Região Especial 01 de junho de 2023

Remoção da Procuradora de Justiça Taciana Dantas Carpilovsky

393 dias
7ª Procuradoria de Justiça de Região Especial 01 de julho de 2023

Remoção da Procuradora de Justiça Liana Barros Cardozo Sant’ana

363 dias
1ª Procuradoria de Justiça Empresarial criada por transformação da 24ª Procuradoria de Justiça da Região Especial* 06 de maio de 2022

Exoneração do Procurador de Justiça Humberto Dalla Bernardina de Pinho

784 dias
2ª Procuradoria de Justiça Empresarial criada por transformação da 16ª Procuradoria de Justiça da Região Especial* 23 de maio de 2022

Aposentadoria do Procurador de Justiça José Mário Porto Marandino

767 dias

*Órgãos transformados pela Resolução GPGJ nº 2.518/2023.