Notícia

DESTAQUES DE 2023: EVENTOS

Inserido em 27 de dezembro de 2023
Compartilhamento

A discussão e o debate de temas fundamentais para o Brasil se tornar um país mais justo e solidário nortearam os eventos programados pela Amperj ao longo deste 2023. Eventos que reuniram especialistas gabaritados em assuntos de extremo interesse da população.

Leia Mais: Última aula do Curso de Filosofia no ano será nesta quarta-feira (27)

Conamp vai ao STF contra resolução do CNJ que cria a Política Antimanicomial da Justiça

Organizado com o patrocínio e o apoio de instituições parceiras, o Seminário “Dez Anos da Lei Anticorrupção-Avanços, Perspectivas e Desafios” mobilizou convidados especiais e associados reunidos em 27 de novembro na sede da Amperj para discutir a inovadora legislação.

Tema muito presente na sociedade brasileira, o racismo foi debatido em março em rodada de conversas organizada pela Amperj em parceria com a Assemperj/Sindsemp-RJ.

Com o objetivo de incentivar as atividades das 14 Regionais espalhadas pelo Estado do Rio, a direção associativa deu continuidade ao programa “Você é o gestor”, criado em 2021.

O “Você é o gestor” disponibiliza recursos para que as Regionais realizem atividades sociais, recreativas e culturais. 

Houve eventos organizados pelas representações de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Duque de Caxias, Itaperuna, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende e Volta Redonda, entre outras.

Em dezembro, a Amperj promoveu a tradicional sessão solene de outorga da Medalha de Mérito. Dez personalidades que, nos exercícios profissionais, muito contribuíram e contribuem para o engrandecimento da classe e do Ministério Público receberam a honraria máxima da Associação.

Os aniversários das posses das turmas do Ministério Público do Rio de Janeiro são sempre saudados no site e nas redes sociais da Amperj. Houve até um almoço em 5 de junho em homenagem aos colegas remanescentes do primeiro concurso de ingresso na carreira do então Estado da Guanabara, em 1960. A Guanabara e o antigo Estado do Rio de Janeiro fundiram-se em 1975. Em março, aconteceu uma missa e uma festa em homenagem aos integrantes do 3º Concurso, cuja posse completou 40 anos.

O 10º Congresso Nacional do Proinfância aconteceu durante três dias de maio na sede da Amperj, com a presença de representantes do Ministério Público de todo o país.

Houve ainda a retomada do projeto “Amperj Debates”, com a participação do corregedor Ricardo Ribeiro Martins e da promotora de Justiça Marcela do Amaral. Eles discutiram o Código de Ética do MP, instituído em abril pelo Conselho Nacional do Ministério Público.