Notícia

Sonegação afeta políticas públicas, diz Vinicius Cavalleiro no podcast

Inserido em 14 de maio de 2024
Compartilhamento

A sonegação fiscal não apenas lesa os cofres públicos, mas compromete diretamente a execução de políticas públicas fundamentais, afirmou Vinicius Leal Cavalleiro, promotor de Justiça e ex-coordenador do Grupo de Atuação Especial em Sonegação Fiscal e Ilícitos Tributários Financeiros (Gaesf), em sua participação no podcast “Amperj Convida” desta terça-feira (14).

Leia mais: Fique atento ao prazo e às novas regras do licenciamento anual de veículos

Presidentes da Amperj e da Femperj conversam sobre gestão transparente

O promotor contou a origem do Gaesf, definindo seu desenvolvimento inicial como uma resposta estratégica para reforçar o combate à sonegação fiscal. “Desde a formação de um apoio técnico especializado dentro da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro pensou-se em um suporte mais institucional e robusto voltado para a capacitação dos promotores na linha de frente do combate fiscal. A coordenação, inicialmente conhecida como Coesf, focava especificamente na sonegação fiscal.” 

Ao longo dos anos, acrescentou o especialista, o programa estabelecido para combater a sonegação fiscal começou a enfrentar dificuldades. “A estrutura infelizmente foi se esfacelando, fomos descobrindo outros tipos de ilicitude umbilicalmente ligadas ao problema da sonegação”, contou Cavalleiro.

O “Amperj Convida” é apresentado pela procuradora de Justiça aposentada Heloísa Carpena. Um novo episódio está sempre disponível às terças-feiras nos sites da Associação e da Rádio Roquette-Pinto, parceiras no programa, e no streaming Spotify.

Ouça o episódio.