Notícia

Livro sobre feminismo no Brasil vai ser lançado na Amperj

Inserido em 11 de maio de 2022
Compartilhamento

O livro “Feminismo no Brasil: Memórias de Quem Fez Acontecer”, de Branca Moreira Alves e Jacqueline Pitanguy, vai ser lançado na sede da Amperj em 13 de junho, às 18h. Haverá sessão de autógrafos e coquetel. O evento é aberto a todos, sem necessidade de inscrição. As autoras do livro foram personagens fundamentais do feminismo brasileiro e participaram ativamente da segunda onda do movimento.

Branca estudou História da América Latina, na Califórnia, e também, já no Brasil, Ciência Política e Direito. Na ONU, fundou o escritório para o Brasil e o Cone Sul do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher. Além disso, atuou, por alguns anos, como promotora no MPRJ. Já Jacqueline estudou nos Estados Unidos, Europa e Chile e foi presidente do Conselho Nacional do Direito da Mulher entre 1990 e 1995. As autoras já haviam escrito juntas, em 1980, um livreto chamado “O que é feminismo?”.

O promotor Rogério Pacheco, diretor cultural da Amperj, comentou sobre o lançamento ser realizado na sede da Associação: “Branca Moreira Alves é uma referência do feminismo no Brasil e sua passagem pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro merece ser enaltecida e rememorada.”

O livro pode ser lido por dois vieses. Um deles é por meio do percurso histórico; foram feitas análises de diversas civilizações sobre como o patriarcado vai se apossando da liberdade das mulheres e restringindo-as a um espaço de domesticidade e subalternidade. O outro viés fala sobre as primeiras vozes de insurreição, dos movimentos de sufrágio, por exemplo. A partir daí, a obra aborda o depoimento de 40 mulheres que participaram dessa luta ativamente. Para Jacqueline, “o livro traz uma certa recuperação histórica como depoimentos narrativos pessoais sobre vivências através de mulheres que foram protagonistas”.