Notícia

Especialistas do MP debatem a judicialização de políticas públicas

Inserido em 26 de março de 2024
Compartilhamento

A “Judicialização de Políticas Públicas e o Tema de Repercussão Geral 698 do STF” foram assuntos discutidos na retomada do programa “Amperj Debates”, nesta segunda-feira (25). A procuradora de Justiça Inês Andreiuolo proferiu a palestra. A promotora Carla Carrubba atuou como debatedora. O presidente Cláudio Henrique Viana e o diretor cultural da Associação, Rogério Pacheco, participaram do evento.

Leia Mais: Amperj e Direito da UFF lançam edital de seleção de artigos científicos

Promotor escreve posfácio de livro sobre qualidade da água potável

“Todos os encontros promovidos pelo ‘Amperj Debates’ são produtivos. Quem participa gosta muito. Muito obrigado a Inês e a Carla pela disponibilidade. São duas experts que conduzem muito bem o conteúdo”, disse o presidente.

A procuradora ressaltou a importância do debate de “questões relativas à formação de um precedente muito relevante, que é o Tema de Repercussão Geral 698, formado a partir de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Rio de Jameiro”.

“Além disso, podemos examinar os efeitos irradiadores da decisão sobre qualquer discussão em políticas públicas perante o Judiciário. É uma decisão de caráter estruturante sobre a qual devemos e queremos nos debruçar”, afirmou a palestrante.

De acordo com o Tema de Repercussão Geral 698 do Supremo Tribunal Federal, a decisão judicial deve privilegiar a discricionariedade administrativa. Para a promotora Carla Carrubba, é preciso compreender a questão à luz da jurisprudência, igualmente vinculante, do STF.

Ela afirmou que o tema discutido envolve a fronteira entre a tutela jurisdicional adequada à proteção de direitos fundamentais e a indevida ingerência na esfera de atuação reservada ao administrador.

“Por isso, é importante fazer a distinção, já esboçada pela jurisprudência do Supremo Tribunal de Justiça [STJ], segundo a qual não deve escapar ao magistrado a distinção entre políticas públicas legisladas, judicializadas por conta de infração, e políticas públicas judicialmente instituídas, deduzidas ou extraídas a partir da generalidade do sistema normativo vigente”, disse.

O “Amperj Debates” começou em 2021, idealizado pelo diretor cultural Rogerio Pacheco, com a proposta de discutir pautas importantes para o MP. O encontro desta segunda-feira foi virtual, transmitido pela plataforma Zoom.