Notícia

MP é instituição incontestável, diz Vania Carrano nos 39 anos de posse

Inserido em 27 de março de 2024
Compartilhamento

A turma do 4º Concurso de Ingresso para o Ministério Público do Rio de Janeiro celebra, nesta quinta-feira (28), 39 anos do início das posses, realizadas ao longo de 1985. Para a procuradora de Justiça aposentada Vania Maria Carrano Benjó, integrar o MP é servir como “instrumento de instituição de relevância incontestável”.

Leia Mais: Faça sua inscrição no 3º Torneio de Beach Tennis até 5 de abril

Promotor escreve posfácio de livro sobre qualidade da água potável

“A experiência do MP em minha vida permanece vívida mesmo após a aposentadoria. Sempre me vi como um instrumento de instituição de relevância incontestável. A aprovação no concurso representou o norte de minha vida. Busquei fazer jus a tão nobre e relevante mister: integrar com dedicação e disponibilizar meus maiores esforços ao nosso ilustre parquet, vivenciando respeitosa e intensamente, como promotora e procuradora de Justiça, as demandas inerentes ao proeminente cargo assumido”, afirmou.

A procuradora relembra a colega de turma Maria da Conceição Lopes de Souza Santos, ex-corregedora-geral. “Tive a honra de ser colega de concurso da saudosa e inigualável Conceição Lopes, com quem compartilhei estudos e aulas extras.”

Para Regina Lúcia Natal de Carvalho, procuradora aposentada, o MP foi um grande amor. “Vivi experiências incríveis, ilustrativas e engrandecedoras, que me tornaram uma pessoa receptiva para as diferenças e me ensinaram a administrar divergências. Ser aprovada naquele concurso foi uma importante vitória, inclusive porque me obrigou a enfrentar e vencer o então comum preconceito da deficiência. Foi  a realização de um objetivo de vida e, sem dúvida, uma das melhores coisas dessa vida.”

“O Ministério Público se confunde com a minha vida. Sempre tive muito orgulho de integrá-lo. Ingressei na época da Nova República, fase de otimismo e esperança, em grande parte responsável pelo atual perfil da nossa instituição. Testemunhar a construção desse novo MP foi um privilégio, além da felicidade de cedo descobrir minha paixão, que é a defesa do meio ambiente e dos direitos sociais. Estes anos todos proporcionam muitas trocas afetivas, amigos de vida inteira, calcadas numa visão ética e generosa do mundo. Só tenho a agradecer”, disse a procuradora de Justiça Patricia Silveira da Rosa.

Os aprovados no 4º Concurso do MPRJ foram Alberto Henrique de Pinho Canellas, Ana Lúcia Abcid, Annabella Vera Grazia Herczog, Antonio Borromeu Fernandez, Branca Maria Moreira Alves, Cristina Tereza Gaulia Borrmann, Denise Pereira Freitas, Eliane Ferreira Caldas, Elizabeth Carneiro de Lima, Geraldo Luiz Mascarenhas Prado, Ida Maria Mulin Alledi, Joel Teixeira de Araujo, Jorge Luiz Le Cocq D’Oliveira, José Carlos Paes, Lucia Maria Lacerda, Márcia Alvares Pires Rodrigues, Márcia Rodrigues de Oliveira, Marco Antonio Ibrahim, Maria Alexandre B. M. de Oliveira de S. Tonim, Maria da Conceição Lopes de Souza Santos, Maria Cristina da Silva Gaertner, Maria Luiza Cabral Vieira, Marilia de Castro Neves Vieira, Patrícia Silveira da Rosa, Regina Lucia Natal de Carvalho, Sonia Maria Rocha e Silva, Vania Maria Carrano Benjó e Vicente Silvio Ferreira do Nascimento.