Notícia

Emerson Garcia diz no Projus que Constituição indica solução de problemas

Inserido em 11 de abril de 2024
Compartilhamento

Ao abrir o 5º Projus – Encontro Regional Sudeste do Ministério Público 2024, o promotor de Justiça Emerson Garcia disse que “a funcionalidade de uma Constituição não é resolver problemas, mas pavimentar o caminho para a resolução de problemas”. Para Sidney Rosa, também do MPRJ, “a tutela coletiva é um dos grandes desafios, hoje, do nosso atuar processual”.

Leia Mais: ‘Queremos estar sempre juntos’ diz Luiza de Mattos aos aposentados

Presidente trata em Brasília de temas de interesse da classe

Na palestra, Garcia falou sobre os três pilares do tema “Constituição, Sustentabilidade e Ministério Público”: Qual a funcionalidade de uma Constituição compromissória? Existe hoje um Estado de Direito sustentável? Qual o papel do Ministério Público na perspectiva da sustentabilidade?”.

“O que é uma Constituição compromissória? É aquela que congrega ideologias aparentemente distintas entre si. Uma ideologia que apregoa o livre desenvolvimento, mas a proteção dos valores do trabalho. Que valoriza a pujança econômica, mas diz que nós precisamos preservar o meio ambiente, que é um direito fundamental de todos”, disse o especialista.

Ainda segundo Garcia, as Constituições, de um modo geral, costumam ser semelhantes.
“O que muda de uma para outra? O contexto. É essa realidade que vai moldar a Constituição”, acrescentou.

No segundo dia do Projus, o promotor Sidney Rosa disse que a tutela coletiva “é um dos grandes desafios, hoje, do nosso atuar processual”. Ele citou o presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, que acompanhava o painel.

“Trabalho há muito tempo em tutela coletiva. Está aqui o nosso amigo, presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, que também foi por muito tempo promotor de tutela coletiva e procurador atuando fortemente nessa área”, disse o promotor, que participou do painel “Relações de Consumo, Desenvolvimento Econômico Sustentável e Processos Estruturais”.

O Projus termina nesta sexta-feira (12) no Centro de Convenções de Vitória (ES), com a participação de procuradores e promotores de Justiça dos MPs do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

A promotora Roberta Rosa Ribeiro estará no painel “O Sistema de Justiça no Enfrentamento dos Crimes de Gênero e ao Racismo”, na manhã desta sexta.