Notícia

Câmara dos Deputados recria o seguro para vítimas de trânsito

Inserido em 15 de abril de 2024
Compartilhamento

A Câmara dos Deputados aprovou a recriação do seguro para vítimas de acidente de trânsito, o DPVAT, que será administrado pela Caixa Econômica Federal (CEF). A nova regulamentação possibilita a volta da cobrança do seguro obrigatório de todos os donos de veículos automotores.

Leia Mais: Mais um lote de inscrições no Conamp Mulher começa nesta segunda (15)

‘É importante termos o lugar de fala respeitado’, diz Roberta Rosa no Projus

Os prêmios serão administrados pela CEF em um novo fundo do agora denominado Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT).

O SPVAT funcionará como um seguro obrigatório para indenizações de danos causados por veículos ou por suas cargas. Deve ser pago por todos os donos de veículos. O valor só será estabelecido após a aprovação do projeto pelo Congresso. O texto ainda será analisado pelo Senado.

A cobertura do novo seguro vai gerar indenização por morte, invalidez permanente, total ou parcial e reembolso de despesas com assistência médica, serviços funerários e reabilitação profissional da vítima que tenha desenvolvido invalidez parcial.

Os valores das indenizações serão estabelecidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados. O seguro será pago para quem apresentar prova do acidente e dos danos, não importando se causado com ou sem intenção.

O projeto passa a destinar entre 35% e 40% do valor arrecadado pelo fundo aos municípios e Estados onde houver serviço municipal ou metropolitano de transporte público coletivo.

Desde novembro de 2019, a cobrança do DPVAT estava extinta, por decisão do governo do então presidente Jair Bolsonaro, sob a justificativa de que era caro manter e supervisionar a cobrança e de que havia fraudes no sistema.