Notícia

“Segurança pública é tema prioritário na minha gestão”, diz PGJ

Inserido em 24 de junho de 2021
Compartilhamento

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, afirmou nesta quinta-feira (24) que a segurança pública não é um assunto apenas de polícia, devendo ser entendida como um tema que requer uma visão multidisciplinar. A declaração foi dada durante a abertura do encontro “Segurança Pública: desafio no século XXI”, realizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com o apoio do MPRJ e do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso/MPRJ. A Amperj foi representada por seu presidente, Cláudio Henrique da Cruz Viana.

Leia mais: Promotora Cláudia Türner participa de obra coletiva sobre compliance
Em reunião da Conamp, Amperj debate projetos que impactam atuação do MP

O PGJ citou a criação da Coordenadoria-Geral de Segurança Pública como iniciativa para aprimorar a atuação da instituição no controle externo da atividade policial e contribuir com políticas públicas do setor. Esta coordenação foi pensada para “trazer um olhar multidisciplinar e fazer um diagnóstico que permita uma atuação integrada e estratégica em várias frentes de trabalho do MP”, disse Mattos.

Também integrante da mesa de abertura do evento, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, relembrou sua atuação como interventor da segurança pública no Rio de Janeiro, que classificou como uma das experiências mais desafiadoras de sua carreira. “Este encontro é uma oportunidade para, de modo profissional, sem preconceitos e com ideias construtivas, buscarmos uma solução para os problemas complexos que se avolumam por anos na área de segurança pública no Brasil”, disse o ministro.

Participaram ainda da abertura do evento o governador do Rio, Cláudio Castro; a corregedora-geral do MPRJ e presidente do Conselho Nacional de Corregedores Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União, Luciana Sapha Silveira; o 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Marcus Henrique Basílio; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Melo do Nascimento; e o presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do CNMP, conselheiro Marcelo Weitzel.

Destinado a membros e servidores do MP brasileiro, o encontro “Segurança Pública: desafio no século XXI” tem transmissão pelo canal do CNMP no YouTube. Nesta sexta-feira (25), o promotor de Justiça do MPRJ Reinaldo Moreno Lomba debate o tema “Diagnóstico/Coordenação Interinstitucional”, em mesa que terá como convidado o procurador de Justiça do MPRJ Walberto Fernandes de Lima.

Clique aqui para ver o arquivo completo da programação.