Notícia

Cinco destaques de lançamentos literários recentes

Inserido em 15 de julho de 2022
Compartilhamento

O segundo semestre de 2022 começou com muitos lançamentos literários de todos os gêneros. De romances a crônicas, a Amperj separou uma seleção dos livros mais comentados pelos leitores. Descanse em uma boa poltrona, um canto sossegado, e aproveite a leitura! A Amperj lembra também que os associados escritores estão convidados para participarem do 1º Prêmio Amperj de Literatura – Poesia e Conto, cujas inscrições terminam em 31 de julho.

Para celebrar o centenário de nascimento do escritor português e vencedor do Prêmio Nobel de 1998 José Saramago, a Companhia das Letras está lançando três edições especiais.

“Ensaio Sobre a Cegueira”, de José Saramago
Uma de suas obras mais renomadas ganha um novo projeto gráfico com capa dura. Neste clássico, o autor retrata a essência humana ao narrar um homem que fica cego de repente e contamina todos aqueles com quem teve contato. O governo tenta controlar o contágio, isolando os contaminados, mas a situação sai de controle.

“A Bagagem do Viajante”, de José Saramago
Neste livro de crônicas, Saramago faz uma releitura do mundo ao escrever sobre variados assuntos. Com humor e ironia, o autor aborda aspectos políticos e mentiras publicitárias, além de contemplar as delicadezas do cotidiano.

“As Pequenas Memórias”, de José Saramago
Saramago retrata os primeiros 15 anos de sua vida neste livro que concretizou seu projeto autobiográfico, que levou mais de 20 anos para ser finalizado. Com histórias familiares, o autor não poupa o leitor de suas memórias felizes e tristes.

“Contos de Eva Luna”, de Isabel Allende
O livro narra a vida de uma jovem latino-americana que descobre o amor, a amizade e o sucesso graças à sua habilidade em contar histórias. Além disso, a escritora chilena naturalizada norte-americana, famosa por seu livro “A Casa dos Espíritos”, também presenteia seus leitores com a volta de personagens já conhecidos de seus livros.

“Outro Lugar”, de Ayelet Gundar-Goshen
A escritora israelense conta a história de Lilach, também uma israelense, que mora no Vale do Silício com o marido e seu filho Adam. Suas vidas parecem perfeitas, até que um colega de Adam morre. Os fatos sobre a morte do garoto geram fofocas e intrigas sobre a família de Lilach, e a forçam a se tornar uma detetive amadora disposta a descobrir a verdade.

Foto: José Saramago