Notícia

Marco Casanova lança o livro ‘Copacabana’ na Associação

Inserido em 6 de setembro de 2022
Compartilhamento

A Amperj promoveu nesta segunda-feira (5), em sua sede, o lançamento do livro “Copacabana”, de Marco Casanova. O autor é doutor em Filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen (Alemanha), fez pós-doutorado na Universidade de Freiburg (Alemanha), e é professor associado do Departamento de Filosofia da Uerj.

A obra é um romance que se passa em dois anos fundamentais para o autor e para os personagens centrais do livro: 1980 e 2013. “Dois anos em que eles passam primeiro a juventude e depois a maturidade. Nesses dois anos, os personagens vão experimentando amores, encontros, perdas. Esses dois anos tem uma relação específica com o Brasil”, afirmou o autor.

Leia Mais: Lona na Lua prepara atividades para as crianças em outubro

Procuradora participa de lançamento de livro em Portugal

As histórias são narradas em pequenos cortes, saindo de uma época para outra, onde os personagens vão vivendo suas vidas em momentos conturbados do país: 1980 é um ano do fim da ditadura e da redemocratização, onde surge uma ideia de esperança do Brasil. Já 2013 é um ano de esgotamento, um ano complexo, com as manifestações nas ruas.

O bairro de Copacabana também é personagem central do romance. “Copacabana é uma espécie de síntese fundamental do Brasil. Este bairro que, de alguma forma, sintetiza as contradições, os problemas, as discrepâncias, os fossos, os imensos entre riqueza e pobreza. Então, Copacabana é um exemplo paradigmático do Brasil, um exemplo fundamental do que nós somos”, explicou Marco Casanova.

A obra se encontra à venda em livrarias e de forma online, através dos sites da Editora Via Veritae da Livraria Travessa, por R$ 54,90.