Notícia

Nota da Amperj em Apoio ao GAECO/MPRJ

Inserido em 9 de setembro de 2022
Compartilhamento

A Amperj (Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) manifesta irrestrito apoio ao GAECO (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) do MPRJ.

O GAECO tem por finalidade identificar, prevenir e reprimir o crime organizado e as atividades ilícitas especializadas no estado do Rio de Janeiro, bem como integrar Promotorias e Procuradorias de Justiça para atuações conjuntas de caráter impessoal e despersonalizado.

Leia Mais: Promotora abordará debates do Natgri no Congresso da Amperj

Dicas gastronômicas com desconto para o fim de semana

Ao longo dos anos, o GAECO tem se destacado pelo combate a inúmeras organizações criminosas. Apenas nos últimos dois anos realizou mais de 120 operações, desbaratando organizações criminosas com a prisão dos principais contraventores do estado, agentes das forças de segurança a eles ligados, líderes de milícias, agentes públicos envolvidos com corrupção e homicidas. Recentemente, em parcerias com a Interpol e Polícia Federal, efetuou a prisão de contraventores foragidos na Colômbia e em Petropolis, interior do estado do Rio de Janeiro.

Além disso, a destacada atuação do GAECO contra a corrupção nas forças de segurança do estado já resultou na prisão de quatro delegados e no afastamento das funções de outros três, além das prisões de policiais civis, policiais militares e policiais penais.

A Amperj repudia qualquer tentativa de intimidação e reitera que os membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro atuam de forma independente e isenta no exercício de suas prerrogativas, respeitando a lei e o devido processo legal.