Notícia

Denise Tarin é eleita secretária do GT de Proteção de Encostas

Inserido em 25 de abril de 2023
Compartilhamento

A procuradora de Justiça do MPRJ Denise Tarin foi eleita secretária do Grupo de Trabalho de Proteção de Encostas e Revitalização de Bacias Hidrográficas em Áreas Urbanas. O GT é resultado da parceria entre a Comissão de Meio Ambiente e a Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público. O grupo lançará um manual sobre as formas de atuação preventiva, reativa e orientativa.

Leia Mais: Érika Puppim publica artigo sobre tratamento jurídico da vítima mulher

Congresso mostra caminho que Direito Ambiental precisa seguir

Na segunda reunião do GT, em 14 de abril, Denise Tarin foi eleita para o cargo e apresentou, com os promotores de Justiça Daniel Marones e Vanessa Quadros, ambos do MPRJ, o programa Segurança Humana, que foi implementado no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo a formação de integração continuada para o fortalecimento comunitário e prevenção e preparação de desastres.

Segundo Denise Tarin, o GT prioriza a temática da prevenção de desastres ambientais como forma de orientar os promotores e procuradores de Justiça de todo o Brasil. “O tema é emergencial para a segurança das pessoas que vivem em territórios fragilizados e, sobretudo, em vulnerabilidade social. Ou seja, a questão da habitação em áreas de risco e a perda de vida humana a cada ano é algo que não queremos mais aceitar.”

Os integrantes do GT também discutiram a elaboração de um manual que funcionará como material orientativo para os Ministérios Públicos, e será dividido em três formas de atuação: preventiva, reativa e orientativa. Além disso, ficou estabelecido o prazo de 15 dias para que seja definido o sumário de cada capítulo, bem como o coordenador.

Também participaram da reunião o presidente da CMA, conselheiro Rinaldo Reis, os promotores de Justiça Leonardo Castro Maia (MPMG), que foi eleito como coordenador-geral; Marcus Vinicius Monteiro (MPSP); Andrea Teixeira (MP/ES); Cristina Seixas (MP/BA); Tarcila Santos (MPGO); Tatiana Barreto (MP/SP); Ronaldo Vieira (MPMS); Annelise Steigleder (MPRS) e Ximena Cardozo (MP/RS), eleitas vice-coordenadoras; a procuradora de Justiça Patricia Silveira (MPRJ); a advogada da União Daiane Nogueira de Lira; o conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) Victor Oliveira Fernandes; e o advogado Ingo Sarlet.