Notícia

Procurador manifesta no ‘Amperj Convida’ preocupação com a proteção de dados

Inserido em 16 de outubro de 2023
Compartilhamento

O podcast “Amperj Convida” desta terça-feira (17) abordará o tema proteção de dados pessoais, com a participação do procurador de Justiça Guilherme Martins. Ele dirá no programa estar preocupado com “o que vem por aí”, a respeito da questão.

Leia Mais: 25º Congresso do MP confirma espetáculo com a cantora Ivete Sangalo

‘Ser promotora é uma vocação’, diz Luciana Jorge sobre os 16 anos de posse no MPRJ

“As redes sociais mediam conteúdos tóxicos e lesivos. Me preocupa o que vem por aí. É necessário pavimentar um caminho de segurança para que todos saibam o que está acontecendo”, afirma o especialista, para quem a proteção de dados não é apenas técnica, tem um componente político relevante.

O podcast é apresentado pela procuradora de Justiça aposentada Heloisa Carpena às terças-feira, a partir das 13h30. Como os que o antecederam, o episódio “O que faz o MP para proteger nossos dados?”, do “Amperj Convida”, é transmitido pelo Youtube da Amperj, nos streamings Spotify e Soundcloud e na Rádio Roquette-Pinto (94,1 FM), parceira da Associação.

Heloisa Carpena destacará no programa que o tema da semana está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF), no Congresso Nacional e  na sociedade. 

“O Brasil tem uma Lei Geral de Proteção, a Lei 13.709, de  agosto de 2018, que entrou em vigor em setembro de 2020. De lá para cá, novos desafios surgiram, e o foco das preocupações foi ampliado no sentido da responsabilização das plataformas”, afirma ela.

O episódio aborda questões como a retomada pelo STF do julgamento sobre a constitucionalidade do dispositivo, o artigo 19 do Marco Civil da Internet, a aprovação do Projeto de Lei 2630/20, conhecido como PL das fake news, e a criação de um órgão de controle da comunicação digital.