Notícia

25º Congresso Nacional do MP é encerrado com palestra do presidente do STF

Inserido em 10 de novembro de 2023
Compartilhamento

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, fez palestra nesta sexta-feira (10), no encerramento do 25º Congresso Nacional do Ministério Público. Organizado pela Conamp, o evento começou na quarta-feira (8), em Salvador, com o tema “Ministério Público e Resolutividade na Era das Tecnologias 5.0” e contou com a participação de membros do MP e autoridades de todo o Brasil.

Leia Mais: 21º Concurso comemora 25 anos de posse em almoço na Amperj

Dicas cinematográficas de Patrícia Carvão

O último dia do evento teve os painéis “Direitos humanos”, “Direito das vítimas”, “O imortal Cristiano Chaves” e “Direito das mulheres”, além da palestra magna de encerramento “Direito na era digital” proferida pelo presidente do STF. 

Barroso afirmou que “ainda existe no Brasil uma corrupção estrutural, sistêmica e por vezes institucionalizada que nós precisamos enfrentar. O Ministério Público desempenha esse papel. É uma luta com avanços e recuos. A história não é linear, mas precisamos empurrar a história na direção certa, sempre com o devido processo legal, com o uso da Constituição, com moderação, mas com muita seriedade”, disse o ministro. 

O 25º Congresso Nacional do MP aconteceu de 8 a 10 de novembro. No primeiro dia, 75 membros do MP apresentaram teses com assuntos relevantes e atuais como resolutividade, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, novas tecnologias e diversidade. Onze associados da Amperj apresentaram teses. Confira aqui. 

No segundo dia, os promotores do MPRJ e associados da Amperj Karine Susan Oliveira Gomes e Bruno Cavaco participaram de palestras sobre direito penal e processo estrutural resolutivo. Já a promotora Roberta Rosa foi mediadora do painel que teve participação da ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge.