Notícia

Procurador de Justiça aposentado Sergio Demoro Hamilton recebe Medalha do Mérito 2023

Inserido em 20 de dezembro de 2023
Compartilhamento

O procurador de Justiça aposentado, escritor e professor universitário Sergio Demoro Hamilton recebeu, na tarde desta quarta-feira (20), a Medalha do Mérito de 2023 da Amperj. Mestre de gerações de advogados, acadêmicos, magistrados, defensores públicos e membros do Ministério Público, ele seria o homenageado especial na cerimônia de outorga da honraria, em 4 de dezembro. Foi representado, na ocasião, pelo jurista, amigo e discípulo Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, também procurador de Justiça aposentado e professor universitário.

Leia Mais:  DESTAQUES DE 2023: AMPERJ EM AÇÃO

Coral da Amperj se apresenta para crianças hospitalizadas no Souza Aguiar

Realizada na residência do homenageado, a entrega reuniu o presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana; o procurador Paulo Cezar Pinheiro Carneiro; o conselheiro Luiz Sérgio Wigderowitz, da Amperj; os desembargadores José Muiños Piñeiro Filho e  Angelo Moreira Glioche, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ); o procurador de Justiça Hugo Jerke; e os promotores de Justiça Sauvei Lai e Alexander de Souza. 

O procurador de Justiça aposentado recebeu, com a Medalha do Mérito, honraria máxima da Amperj, seu retrato em uma pintura a óleo de autoria do promotor Alexander de Souza. 

Na solenidade de 4 de dezembro, ao discursar, Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, enalteceu o desempenho exemplar do colega ao longo de quase seis décadas de exercício profissional.

“Sergio Demoro Hamilton formou uma verdadeira escola de promotores de Justiça e professores de Direito Processual”, sentenciou.

Sergio Demoro Hamilton ingressou no Ministério Público da antiga Guanabara por concurso público em 1961, aos 23 anos.

Foi defensor público, cargo inicial da carreira do MP à época. Promovido a promotor de Justiça, atuou em varas criminais e na Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro.  Em 1982, se tornou procurador de Justiça. Aposentou-se 20 anos depois por limite de idade.

Sergio Demoro Hamilton participou de 12 bancas de concurso para o ingresso no MPRJ. Como professor, lecionou nas universidades Católica de Petrópolis, Santa Úrsula e Gama Filho. Obteve o grau de doutor pela antiga Faculdade Nacional de Direito do Distrito Federal. 

É autor de “Temas de Processo Penal”, “Processo Penal, Reflexões” e “Estudos de Processo Penal”, entre outros clássicos do Direito.

Além de Sergio Demoro Hamilton, os agraciados com a medalha foram os procuradores de Justiça Alexandre Viana Schott, Inês da Matta Andreiuolo e Maria Cristina Palhares dos Anjos Tellechea; os procuradores de Justiça aposentados Elso Vaz e Jorge Vacite Filho; os promotores de Justiça Carlos Frederico Saturnino de Oliveira, Guilherme Mattos de Schueler e Roberta Rosa Ribeiro; e o advogado Gustavo da Rocha Schmidt.

Mais dois laureados com a honraria, o promotor de Justiça Pedro Borges Mourão Sá Tavares de Oliveira e a juíza Eunice Bitencourt Haddad, presidente da Associação dos Magistrados do Estado Rio de Janeiro (Amaerj), não puderam comparecer à solenidade de entrega das medalhas do início de dezembro. Ambos receberão o prêmio em data a ser fixada.