Notícia

Sergio de Andréa Ferreira fala a aposentados sobre a mulher na MPB

Inserido em 21 de março de 2024
Compartilhamento

O procurador de Justiça aposentado Sergio de Andréa Ferreira ministrou, em homenagem ao mês da mulher, a palestra “A mulher como eterna musa da música popular brasileira”. Foi nesta quinta-feira (21), no auditório da Amperj. O especialista em MPB falou como a figura da mulher brasileira inspirou os compositores no ritmo, melodia e temática. Com a presença do presidente Cláudio Henrique Viana, o encontro celebrou o primeiro aniversário do grupo Reencontro dos Aposentados.

Leia Mais: Conamp contesta PL que muda Lei de Recuperações Judiciais e Falências

3º Torneio de Beach Tennis da Amperj é adiado para 14 de abril

“Aproveitei o mês da mulher para falar sobre a mulher como figura importante na música popular brasileira, apresentando músicas de forma organizada, tema por tema”, afirmou o procurador.

Sergio de Andréa Ferreira dividiu a palestra em blocos, nos quais comentou composições femininas e masculinas sobre a temática da mulher. Ele demonstrou como a música brasileira aborda o feminino em variados papéis, como mãe, esposa, amiga, filha, irmã e força de trabalho. 

Algumas das canções mostradas por meio do audiovisual foram “Mulheres”, de Toninho Geraes; “Mãezinha querida”, de Hilton Junqueira, Jaime Vila e José Henrique Lins; e “Mulher rendeira”, xaxado adaptado por Zé do Norte e interpretado inicialmente pelo cangaceiro Volta Seca.

O encontro foi organizado pela procuradora aposentada Luiza de Mattos, diretora Assistencial e de Assuntos Relativos a Aposentados e Pensionistas da Amperj, com o objetivo de reunir os associados que já deixaram o serviço ativo. 

“Estamos solenizando a mulher e um ano do grupo Reencontro dos Aposentados. No começo, éramos somente dez pessoas. Agora temos um número enorme”, disse.

Antes da palestra, os presentes se reuniram em almoço no restaurante da Amperj, com a participação do presidente Cláudio Henrique Viana.