Notícia

Divulgado o calendário de pagamento do IPVA 2021 para motoristas do RJ

Inserido em 15 de dezembro de 2020
Compartilhamento

O governo do estado do Rio de Janeiro publicou no dia 8 de dezembro o calendário de pagamento das cotas do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2021. Quem optar pelo pagamento em cota única, dentro do prazo previsto, terá desconto de 3% no valor do imposto. O pagamento da cota única ou da primeira parcela para os veículos com placa final 0 deve ser feito no dia 21 de janeiro. Confira abaixo as datas para o parcelamento:

Calendário de pagamento

Final de placa 0: 21/janeiro; 22/fevereiro; 24/março
Final de placa 1:  22/janeiro; 23/fevereiro; 25/março
Final de placa 2:  25/janeiro; 24/fevereiro; 26/março
Final de placa 3:  26/janeiro; 25/fevereiro; 29/março
Final de placa 4:  27/janeiro; 26/fevereiro; 30/março
Final de placa 5:  28/janeiro; 1º/março; 5/abril
Final de placa 6:  29/janeiro; 2/março; 6/abril
Final de placa 7:  1º/fevereiro; 3/março; 7/abril
Final de placa 8:  2/fevereiro; 4/março; 8/abril
Final de placa 9:  3/fevereiro; 5/março; 9/abril

Para calcular o IPVA, o governo do estado considera o valor de mercado do veículo, de acordo com a tabela elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Sobre esse valor de avaliação do automóvel é aplicada a alíquota do imposto previstas em lei (4% para carros flex, 2% para motos e 1,5% para carros movidos a GNV). O total obtido é o montante a pagar de imposto.

O IPVA é recolhido pelo contribuinte por meio da Guia de Regularização de Débitos (GRD), emitida pelo site do Bradesco (www.bradesco.com.br) ou pelo portal da Secretaria estadual de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br). Para a emissão, é preciso ter em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

O motorista ainda precisará pagar a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), também obtida no site do banco, que reúne as taxas do Detran.RJ — a de licenciamento anual e a de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Essas guias costumam estar disponíveis no site da instituição financeira na primeira quinzena de janeiro.

Apoio ao associado

A Amperj disponibiliza serviço de apoio para seus associados com o objetivo de facilitar a resolução de problemas junto à Diretoria de Registro de Veículos do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro – Detran (RJ).

A funcionária Claudia Azevedo atende os associados na Rua Debret, nº 23, 5º andar. Ela atua dando entrada e acompanhando recursos de infração e defesa contra multas, marcando vistorias e renovação de CNH e, ainda, orientando os interessados nos casos de venda e documentação de veículos.

O atendimento é gratuito e exclusivo para os associados e seus dependentes. Funciona das 9h às 17h. A marcação de horários pode ser feita pelo telefone (21) 2210-5291 ou Celular nº (21) 99696-1740 ou pelo e-mail: apoio@www.amperj.org.br.

Com informações: G1