Notícia

Em Brasília, presidente da Amperj acompanha sessão do CNMP

Inserido em 25 de maio de 2021
Compartilhamento

O presidente da Amperj, Cláudio Henrique da Cruz Viana, acompanhou nesta terça-feira (25) a 8ª Sessão Ordinária de 2021 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), realizada em Brasília (DF). O presidente da Conamp, Manuel Murrieta, e outros representantes do Ministério Público brasileiro também acompanharam a reunião.

Leia mais: Membros do MPRJ participam de obra sobre Tribunal do Júri
Em artigo, promotora Bárbara Coutinho defende acesso à internet como direito humano

Nos últimos meses, as associações do Ministério Público têm observado com atenção a tramitação da PEC 5/2021 no Congresso Nacional, que pretende alterar a composição do CNMP.

A proposta foi tema de artigo publicado pelo presidente da Amperj no dia 6 de maio, no JOTA. No texto, intitulado “PEC 5/2021 pretende ampliar o poder de influência do Congresso no CNMP”, Cláudio Henrique destaca que “não se conhece precedente de uma corregedoria exercida por quem não seja da respectiva carreira”.

Nesta quarta-feira (26), o dirigente participa da 13ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Conamp (biênio 2020/2022), também em Brasília. Entre os itens da pauta, a PEC 5/2021 e as ações de mobilização em torno do projeto do projeto de nova redação do Código de Processo Penal (CPP). 

O relatório preliminar do novo CPP representa grandes riscos de retrocesso, limitando as ações do Ministério Público no combate à impunidade e à criminalidade.