Notícia

Assembleia-Geral define que Amperj vai assumir gestão da Femperj

Inserido em 27 de setembro de 2021
Compartilhamento

A Assembleia-Geral Extraordinária realizada pela Amperj nesta segunda-feira (27) decidiu que a Associação vai assumir a gestão da Femperj (Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro).

Leia Mais: Resolução pacífica de conflitos: conheça o trabalho da CEMEAR/MPRJ
Censo revela que Rio tem 1.318 crianças e adolescentes acolhidos

Compuseram a mesa o presidente da Amperj, Cláudio Henrique da Cruz Viana, o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, e a secretária-geral da Associação, Claudia Maria Perlingeiro dos Santos.

Parte dos votantes participou presencialmente; parte, de modo on-line. Entre os presentes, estava o presidente da Femperj, Eduardo Lima Neto (na foto, com Cláudio Henrique e o PGJ), que atestou a viabilidade financeira da Fundação.

“Estamos dispostos a enfrentar os desafios que esta mudança traz, e contamos com a participação dos colegas nesta nova etapa”, declarou o presidente da Amperj ao fim da assembleia. Ele lembrou que a Femperj e a Associação vão continuar sendo duas entidades jurídicas distintas.

Com a decisão, será alterado o estatuto da Femperj, e seu controle será transferido para a Amperj.

O entendimento do Conselho Curador da Femperj, externado à Amperj, foi de que a Fundação, por ser de natureza privada, não deveria mais ser gerida por integrantes da administração superior do MPRJ.

Para subsidiar o voto dos associados, Cláudio Henrique apresentou o escopo da nova configuração, um quadro comparativo com vantagens e desvantagens para a Associação e números relativos ao patrimônio, custos e receitas da Femperj.