Notícia

Membros do MP participam de audiência sobre Estatuto da Vítima

Inserido em 24 de fevereiro de 2022
Compartilhamento

“Tratamento Individual e Não Discriminatório; Indenização e Restituição” foi o tema abordado durante audiência pública do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados responsável por analisar o projeto de lei que institui o Estatuto da Vítima (Lei 3890/20). A audiência ocorreu na terça-feira (22).

Leia mais: ‘Você é o gestor’ promove encontro de associados de Resende e Volta Redonda
Toffoli decide que prevaricação não abrange atos funcionais de membros do MP

Com a participação de membros do Ministério Público de diversas partes do Brasil, a audiência abordou questões como: direito à assistência e ao tratamento individual e não discriminatório; direito de assistência por profissionais das áreas de saúde e de assistência social; atendimento individual, sendo vedada a prática de quaisquer atos que importem em violação à sua dignidade.

O direito ao ressarcimento de despesas, à indenização e à restituição de bens também foram abordados, além do reembolso das despesas efetuadas em resultado da participação em procedimentos ou processos criminais e do direito a uma indenização por danos materiais, morais e psicológicos.

O promotor de Justiça do MPRJ Frederico Rangel de Albernaz foi um dos convidados da audiência. “Esse projeto que conta não somente com o apoio de diversos parlamentares, contou recentemente com o apoio do Ministério da Justiça, conta com o apoio da Conamp, mas mais do que isso, representa um reclamo social recorrente do nosso país”, disse ele durante a audiência.

A Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público), que emitiu nota técnica sobre o projeto de Lei 3890/20, foi representada pela presidente da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), Deluse Amaral.

Clique aqui e confira a íntegra da nota.