Notícia

Curso de Filosofia abordará a vontade filosófica no cinema

Inserido em 14 de março de 2023
Compartilhamento

Após duas aulas especiais, o curso de Filosofia da Amperj retorna aos módulos de encontros múltiplos. Nesta nova sequência, o professor Silvério Ortiz convida associados e dependentes para uma viagem pelo cinema em busca da vontade filosófica.

Leia Mais: STF acata ADI contra requisição de inquérito policial pela Defensoria

EDA faz live sobre próximo concurso para o MPRJ

O módulo “Uma Rosa Para Schopenhauer: a Vontade Filosófica na Representação do Cinema” fará uma aproximação entre o filme de Woody Allen “A Rosa Púrpura do Cairo” e o livro “Aforismos para a Sabedoria da Vida”, do filósofo alemão do século 19, Arthur Schopenhauer.

Schopenhauer foi o pensador responsável por despertar em Nietzsche o desejo e a vontade pela Filosofia. Segundo Silvério Ortiz, seus grandes conceitos filosóficos são de “vontade” e “representação”. 

“Vamos fazer um diálogo, aproveitando a obra de Woody Allen, no qual o personagem de um filme sai da tela para viver a vida real, ele abandona o filme para viver ao lado de uma espectadora. Vamos aproveitar essa provocação para discutir os conceitos e fazer a leitura de trechos da obra de Schopenhauer”, explica o professor.

Diferente das últimas aulas, este módulo terá cinco encontros, com início nesta quarta-feira (15). Para participar da aula, que acontece virtualmente das 19h às 21h, os associados precisam apenas acessar o link enviado pelo WhatsApp e por email no dia da aula.

O curso de Filosofia foi oferecido pela primeira vez aos associados e dependentes em 2021, com 74 horas de aula. De 2022 até hoje, foram dadas mais 102 horas de aulas, com 51 encontros, sempre às quartas-feiras.