Notícia

Congresso Conamp Mulher relata iniciativas para equidade de gênero

Inserido em 15 de junho de 2023
Compartilhamento

O primeiro Congresso Conamp Mulher foi encerrado nesta quinta-feira (15), em Brasília, com o relato de iniciativas para a equidade de gênero em Ministérios Públicos de todo o país. O presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, disse que “o evento foi um sucesso, com participação de colegas do Brasil inteiro e, para mim, foi um momento de grande aprendizado e reflexão”.

Leia Mais: Gympass vai enviar instruções para a matrícula dos associados

Bárbara Coutinho lançará livro sobre fake news e incitação ao genocídio

A delegação do Rio de Janeiro contou com a participação de 16 promotoras e procuradoras de Justiça, que acompanharam os dois dias de palestras, que provocaram debates com amplo engajamento de todos os colegas. As discussões evidenciaram a necessidade de aprofundamento sobre as questões de gênero e do direito das mulheres na instituição.  

Para a coordenadora do Fórum de Gênero e Raça da Amperj e integrante da coordenação científica do evento, promotora de Justiça Roberta Rosa Ribeiro, os dois dias do congresso foram muito produtivos. “Houve a possibilidade de reconhecer e conhecer diversas iniciativas interessantes que têm por finalidade a promoção e a garantia de direitos das mulheres, reconhecendo a desigualdade recorrente de uma desvalorização da mulher no Brasil, que também é vítima de diversas formas de violência e as possibilidades de enfrentamento dessa questão”, disse.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar do MPRJ, procuradora de Justiça Carla Araujo, parabenizou a Conamp pela iniciativa. “O congresso foi uma oportunidade incrível de aprender e refletir sobre a equidade de gênero no Ministério Público, e pude conhecer um pouco sobre o funcionamento da instituição em outros estados. Saí do evento com muitas reflexões”, afirmou.

As associadas da Amperj que participaram do primeiro Congresso Conamp Mulher foram Ana Carolina Brochini Nascimento Gomes, Ana Cristina Fernandes Pinto Villela, Carla Rodrigues Araujo de Castro, Débora da Silva Vicente, Erika Puppim, Eyleen Marenco, Inês da Matta Andreiuolo, Isabela Jourdan da Cruz Moura, Larissa Ellwanger Fleury Ryff, Leila Machado Costa, Luciana Soares Rodrigues, Maria Helena Ramos de Freitas, Renata Vieira Carbonel Cyrne, Roberta Dias Laplace, Roberta Rosa Ribeiro e Tatiana Carvalho de Oliveira Cavalcanti.