Notícia

Justiça Inteligente será analisada em encontro no CNMP

Inserido em 5 de setembro de 2023
Compartilhamento

O projeto Justiça Inteligente será o tema da 14ª edição do programa Segurança Pública em Foco, às 10h de 18 de setembro, no Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Haverá transmissão pelo canal da instituição no YouTube

Leia Mais: Sugestões ao PL da Lei Orgânica devem ser enviadas até terça-feira (12)

Amperj reúne aposentados para conversar sobre dores ao envelhecer

A Justiça Inteligente é um conceito de abordagem avançada e tecnologicamente voltada ao sistema judiciário. Ela busca atualizar e aprimorar aspectos da administração da Justiça, com tecnologias inovadoras para agilizar processos, melhorar o acesso ao Judiciário e fortalecer a eficácia.

Ao colaborar com os Poderes Executivo e Legislativo de estados e municípios, a Justiça Inteligente, além de promover a eficiência processual, procura tornar a justiça social mais abrangente e acessível.

A metodologia se propõe a simplificar procedimentos judiciais, tornar as informações legais mais acessíveis e gerar análises mais precisas de casos complexos, o que contribui para reduzir a sobrecarga dos tribunais e melhorar a qualidade de pareceres e decisões.  

Para tratar do tema, a Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP), idealizadora do programa Segurança Público em Foco, receberá o procurador-geral adjunto do Condado de Miami-Dade (EUA), Stephen Talpins, e o procurador de Justiça Eduardo Machado, do Ministério Público de Minas Gerais. A apresentação será do presidente da CSP, conselheiro Jaime de Cassio Miranda.  

O Segurança Pública em Foco tem o objetivo de estreitar o diálogo e a integração entre órgãos envolvidos nas temáticas vinculadas à comissão e os participantes da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), como o CNMP, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Conselho Nacional de Justiça. 

Programa Segurança Pública em Foco
Data: 18 de setembro , às 10h
Local: Plenário do CNMP  
Transmissão: canal do CNMP no YouTube  
Informações adicionais: csp@cnmp.mp.br