Notícia

DESTAQUES DE 2023: APOSENTADOS

Inserido em 26 de dezembro de 2023
Compartilhamento

A atenção aos cerca de 300 colegas aposentados é uma marca da atual gestão associativa. A diretoria da Amperj busca sempre inserir nas atividades cotidianas os membros do Ministério Público que se dedicaram à sociedade e ao bem-estar da coletividade em décadas de exercício profissional de excelência. Além de manter a necessária atenção às questões dos  direitos e das prerrogativas dos aposentados.

Leia Mais: DESTAQUES DE 2023: COMUNICAÇÕES

Conamp vai ao STF contra resolução do CNJ que cria a Política Antimanicomial da Justiça

No decorrer de 2023, aconteceram eventos multifacetados do programa Reencontro dos Aposentados, uma das prioridades da Amperj: palestras com especialistas em questões de saúde, visitas culturais, encontros sociais e recreativos.

Em agosto, um grupo  reunido pela diretora assistencial e de Assuntos Relacionados a Aposentados e Pensionistas da Amperj, Luiza de Mattos, visitou a exposição sobre a artista mexicana Frida Kahlo montada no Forte de Copacabana (Zona Sul).

No mês seguinte, na sede da Associação, aposentados ouviram a palestra da fisioterapeuta e osteopata Camila Greco. Em novembro, foi a vez do oftalmologista Luiz Fernando Andrade e Silva. Também falaram com os aposentados os médicos José Eduardo Couto de Castro (importância da vacinação) e Pedro Freitas Ribeiro (cuidados com a pele).

O Reencontro dos Aposentados levou ainda associados a Niterói, onde percorreram, em novembro, alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Em outubro, o grupo visitou na Baía de Guanabara o veleiro italiano Amerigo Vespucci, apontado por especialistas como a mais bonita embarcação do mundo.

A presença dos aposentados nas festividades organizadas pela Amperj aumentou muito em 2023 em relação aos anos anteriores. Os colegas participaram com muita animação dos festejos de aniversariantes e da tradicional Festa de Fim de Ano, em dezembro.

Em 5 de julho, um almoço reuniu no restaurante da Associação os colegas que tomaram posse há exatos 60 anos. A turma de 1963 ingressou por meio do primeiro concurso do MP do então Estado da Guanabara, que 12 anos depois se fundiu ao Estado do Rio de Janeiro.

No campo institucional, a diretora Luiza de Mattos esteve em abril na Procuradoria Geral de Justiça para reunião em que tratou de assuntos de interesse dos aposentados. Também participaram do encontro os procuradores de Justiça aposentados Eduardo Menezes Côrtes, Ronaldo Mascarenhas e Carlos Alberto Pires de Albuquerque.

Por fim, os colegas aposentados do Ministério Público do Rio de Janeiro estiveram representados, em novembro, no 3º Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas, realizado em Salvador durante o 25º Congresso Nacional do MP.