Notícia

Amperj fará lançamento do livro ‘Copacabana’ em setembro

Inserido em 11 de agosto de 2022
Compartilhamento

A Amperj vai promover em sua sede, em 5 de setembro, a partir das 18h, o lançamento do livro “Copacabana”, de Marco Casanova, com palestra do autor sobre “Filosofia e Literatura: A Narrativa da Condição Contemporânea”. Casanova é filósofo, ex-professor do curso sobre Filosofia da Arte ministrado na Amperj e filho da presidente do Centro dos Procuradores de Justiça (Ceprojus) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Maria do Carmo dos Santos Casa Nova.

“Copacabana” é um romance que narra experiências particulares de 11 amigos em duas épocas de suas vidas, 1980 e 2013. Encontros, sonhos, descaminhos, amores, perdas são elementos que ganham corpo em sintonia com o 12º personagem: o bairro de Copacabana.

Marco Casanova escreveu a primeira página do romance há oito anos. “Deixei esquecido e, no ano passado, lembrei dessa primeira página e recomecei”. Ele explica que os dois anos foram escolhidos por serem representativos de duas épocas importantes no país: 1980, com a abertura política e a perspectiva da redemocratização do país, e 2013, segundo ele, “um ano meio fatídico, quando tudo parece ter dado errado”. As histórias são narradas em pequenos cortes, saindo de uma época para outra.

Leia Mais: Livro “Direitos Fundamentais e Sociedade Tecnológica” é lançado na Amperj

Amperj promove lançamento de livro e debate sobre feminismo

Palestra

Antes do lançamento do livro, Marco Casanova fará a palestra “Filosofia e Literatura: A Narrativa da Condição Contemporânea”. Segundo ele, o objetivo é descrever o que caracteriza a relação da literatura com os problemas do mundo contemporâneo e “como a literatura é capaz de abrir uma compreensão do nosso lugar no tempo e no mundo”. Ele também vai ler dois capítulos do livro.

Marco Casanova é doutor em Filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen (Alemanha), fez pós-doutorado na Universidade de Freiburg (Alemanha), e é professor associado do Departamento de Filosofia da Uerj. Escreveu os seguintes livros: “O Instante Extraordinário: Vida, História e Valor na Obra de Friedrich Nietzsche” (2003), “Nada a Caminho: Impessoalidade, Niilismo e Técnica no Pensamento de Martin Heidegger” (2006), “Compreender Heidegger” (2009), “A Eternidade Frágil: Ensaio sobre Temporalidade na Arte” (2013), “A Falta que Marx nos Faz” (2017), “Mundo e Historicidade I” (2017), “Mundo e Historicidade II” (2020), “Tédio e Tempo” (2020), “A Persistência da Burrice” (2020), “Existência e Transitoriedade” (2021) e “Copacabana” (2022). Também traduziu um grande conjunto de obras de pensadores alemães como Martin Heidegger, Max Scheler, Friedrich Nietzsche e Wilhelm Dilthey, entre outros.

Palestra e lançamento do livro “Copacabana”, de Marco Casanova
Data: segunda-feira, 5 de setembro de 2022
Horário: a partir das 18h
Local: Amperj – Rua Rodrigo Silva, 26, 8º andar – Centro do Rio